sexta-feira, 23 de março de 2018

1 Coríntios 11:23

1 Coríntios 11:23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão.
PORQUE EU. Feitas anteriormente as devidas exortações sobre os erros que estavam sendo praticados pelos líderes da igreja de Corinto, quanto a celebração da ceia do Senhor. A partir de então, o escritor começa a mostrar e ao mesmo tempo lembrar aos seus leitores o que realmente deveria ser feito, a fim de que naquela igreja, Cristo fosse glorificado por meio de uma legítima celebração da santa ceia. O “eu” enfático de Paulo era justamente para demostrar seu modo próprio de fazer a coisa certa.

RECEBI. Sabemos que Paulo não conviveu pessoalmente com Jesus, assim como os demais apóstolos que o acompanharam durante o seu ministério terreno. Porem, Ele foi chamado diretamente por Cristo para ser o apóstolo dos gentios. E a partir de sua chamada, Paulo passou a ter plena comunhão com Cristo, ao ponto de receber do Senhor revelações específicas sobre como realizar este evento da ceia do Senhor.

DO SENHOR. Nas páginas do Velho Testamento, quando encontramos a palavra Senhor, ela está diretamente relacionada ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Mas, dentro do arcabouço do Novo Testamente, na sua grande maioria, se refere ao Senhor Jesus Cristo. O próprio Deus de Israel quem constituiu o seu Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque assim já estava determinado sobre o seu Messias.

O QUE TAMBÉM VOS ENSINEI. Paulo foi na realidade, o fundador da comunidade cristã de Corinto, onde passou mais ou menos um ano e meio evangelizado aquele povo, e discipulando os novos convertidos. Portanto, não há dúvida que estes mesmos ensinos transmitidos por carta, pelo apóstolo dos gentios, já havia sido ensinados pessoalmente aos seus filhos na fé em Corinto. Certamente outros chegaram naquela igreja pregando outros ensinos, que procuravam distorcer os ensinos de Paulo.

QUE O SENHOR JESUS. O que Paulo ensinava nas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico era efetivamente o que tinha acontecido com o Senhor Jesus, quando o Mestre substituiu a páscoa judaica pela ceia do Senhor. A páscoa era um evento celebrado pelos seguidores do judaísmo, enquanto que, a ceia do Senhor deve ser celebrada pelos seguidores do cristianismo, que é a religião fundada por Cristo Jesus.

NA NOITE EM QUE FOI TRAÍDO. Mateus afirma que o momento da ceia em que o Senhor Jesus celebrou a páscoa pela última vez com os seus discípulos se deu durante a tarde. Porem, Paulo está certo no que escreveu, porque depois da ceia foi que Judas Iscariotes foi e vendeu a Cristo por trinta moedas de prata, como dele já dantes estava escrito. A ceia se deu a tarde, mas a traição se deu durante a noite.

TOMOU O PÃO. Lucas 22:19 - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. O Senhor Jesus procedeu como faziam os judeus na celebração da páscoa, porque a nova aliança da graça de Deus com a igreja de Cristo só teve o seu começo com a morte do testador (Hebreus 9:14-17). A santa ceia também é um ato de celebração da nova aliança de Deus com a igreja remida, por meio de Cristo Jesus.

quinta-feira, 22 de março de 2018

1 Coríntios 11:22

1 Coríntios 11:22 - Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
NÃO TENDES PORVENTURA CASAS. Entende-se que a celebração da ceia do Senhor era um momento solene, em que os seguidores de Cristo se reunião para juntos celebrarem a comunhão com o Cristo, que os havia resgatado com sua morte na cruz do Calvário. Mas, neste momento, ao que tudo indica, não estava acontecendo um ato legítimo naquela comunidade cristã, entre os que participavam destes eventos.

PARA COMER. A crítica do autor desta carta nos faz perceber que estava havendo naquela comunidade cristã muita glutonaria, em que aqueles que mais contribuíam tinham mais direito de comerem do que bem quisesse, em detrimento daqueles que eram pobres, e que não tinham condições nem de contribuírem. Para Paulo, estes praticantes da glutonaria, se quisessem afogar-se na comilança, que assim fizessem, porem, em suas próprias casas, e não na santa ceia, que era um momento de respeito.

E PARA BEBER? Por mais que se queira amenizar o que é dito neste texto, não tem como negar que aqueles que eram mais ricos e também os mais influentes da igreja, em vez de usarem o suco de uva, eles se utilizavam mesmo era do vinho. O correto é o uso do suco de uva, no entanto, alguns que tinham mais condições e que eram os mais influentes da comunidade cristã de Corinto, tomavam um porre de vinho.

OU DESPREZAIS A IGREJA DE DEUS. Não há dúvida que era mais que necessário Paulo abordar este tema, no sentido de corrigir algumas distorções, quanto à celebração da ceia do Senhor naquela igreja. A forma como estavam comemorando a ceia na comunidade cristã de Corinto era uma afronta aos ensinos do evangelho, bem como, aqueles que estavam agindo errado, na realidade desprezavam a igreja de Cristo.

E ENVERGONHAIS OS QUE NADA TÊM? Os irmãos pobres da igreja tomavam suco de uva, quando sobrava, enquanto que os mais ricos e mais importantes da igreja, tomavam vinho de uva. Os mais ricos e poderosos escolhiam o melhor dos alimentos expostos, já os mais pobres comiam os restos que sobejavam, isso quando sobrava. Mais uma vez o escritor demostra o quanto aquela igreja estava dividida em classes.

QUE VOS DIREI? LOUVAR-VOS-EI? A forma como o apóstolo dos gentios se expressa nos faz compreender que neste particular ele se encontrava decepcionado com o procedimento de alguns que faziam parte da igreja cristã em Corinto. Tomando conhecimento da desordem que havia no culto de celebração da ceia do Senhor, Paulo desabafa, repreendendo estes desordeiros, que faltavam com respeito a igreja.

NISTO NÃO VOS LOUVO. Em muitos momentos desta carta, bem como da segundo carta aos Coríntios, Paulo chega a elogiar os seus leitores, mas neste assunto, sobre a celebração da ceia do Senhor, nenhum elogio, nenhum louvor, pelo contrário, reprovação, repreensão e exortação. A ceia do Senhor deve ser vista como um momento de muito respeito, porque é uma celebração de comunhão com Cristo, mediante a presença do Espírito Santo de Deus, isso quando há respeito e reverência.

1 Coríntios 11:20-21

1 Coríntios 11:20-21 - De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
DE SORTE QUE, QUANDO VOS AJUNTAIS NUM LUGAR. Conforme temos comentado em vários lugares, neste tempo da igreja primitiva não havia templos dedicados às igrejas cristãs, como temos várias em todas as partes do mundo. O fato é que até o ano de 313 de nossa era cristã, o império romano não permitia que os líderes do cristianismo edificassem templos dedicados ao cristianismo, o que chamam de igrejas.

NÃO É PARA COMER A CEIA DO SENHOR. Não temos nesta frase uma interrogação, mas, ao que tudo indica uma afirmação da parte de Paulo. E neste caso, o autor faz uma exortação grave aos seus leitores, mostrando que eles na realidade não estavam celebrando a ceia do Senhor, mas fazendo banquetes injustos, porque não estava havendo justiça entre eles, senão acepção de pessoas com os mais pobres.

PORQUE, COMENDO. A tradição cristã confirma que, no tempo da igreja primitiva, havia o compartilhamento de forma comum, dos alimentos arrecadados para a refeição da festa do ágape, que era a festa do amor fraternal ou celebração da santa ceia. Os que podiam contribuir com alimentos, assim faziam para que todos pudessem participar de uma refeição normal, com a participação de todos os irmãos.

CADA UM ANTECIPADAMENTE. No entanto, na igreja de Corinto, que era composta de muitas pessoas importantes da sociedade, bem como pessoas bastante influentes na igreja, os mais bem de vida e os que ocupavam posição de destaque, faziam suas refeições antecipadamente, de tal maneira que em alguns casos, como os mais pobres ficavam por último, muitos chegavam a ficar com fome, por não ter mais comida.

A SUA PRÓPRIA CEIA. Há quem diga que, os mais abastados contribuíam de forma condicional, que suas mesas fossem abastecidas com as melhores iguarias, que eles próprios doavam. Essa era uma característica própria da igreja cristã de Corinto, porque as divisões e as facções levavam ao separatismo dentro da própria comunidade cristã. Pelo que se observa dentro das páginas do Novo Testamento, essa era a comunidade cristã mais dividida daquela época, e isso em todos os aspectos.

E ASSIM UM TEM FOME. Como Paulo afirma que de fato não estava sendo celebrada em verdade a ceia do Senhor, mais sim, simplesmente um ajuntamento social. Desta forma, os mais pobres da igreja, que não podia contribuir com os melhores alimentos e carnes, ao que tudo indica, eles ficavam com fome, porque não lhes sobravam nada para que ao final das refeições fosse-lhes servidos, o que não deveria acontecer.

E OUTRO ENBRIAGA-SE. Essa frase exposta por Paulo levanta uma questão polêmica, porque se pergunta: Na ceia do Senhor o “cálice” era o suco de uva ou na realidade se servia o vinho de uva? Tentando apaziguar esta questão, alguns defendem que o correto é que no tempo da igreja primitiva se servia o cuco de uva como elemento que simbolizava o sangue de Cristo. Mas que no caso da igreja de Corinto, os mais ricos usavam o vinho e não o suco de uva. Tudo isso precisava ser corrigido naquela igreja.

1 Coríntios 11:18-19

1 Coríntios 11:18-19 - Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
PORQUE ANTES DE TUDO OUÇO QUE. Parece que as coisas erradas que estavam ocorrendo na igreja cristã de Corinto, estavam se espalhando pelas demais igrejas gentílicas, que faziam parte da administração de Paulo e seus amigos de ministério. E a má notícia chegava aos ouvidos de Paulo, até para que ele enviasse esta carta, com as devidas recomendações, a fim de corrigir tais anomalias e distorções naquela igreja.

QUANDO VOS AJUNTAIS NA IGREJA. Na realidade o autor esta falando das reuniões feitas pelas lideranças locais da comunidade cristã em Corinto, porque nesta época, não haviam templos construídos para o cristianismo, como temos nos dias de hoje, porque até o ano de 313 de nossa era cristã, o império romano não tinha aceito o cristianismo como religião oficial. A igreja era o povo de Deus, constituída de pessoas.

HÁ ENTRE VÓS DISSENSÕES. O apóstolo dos gentios se reporta as divisões que haviam entre aqueles que defendiam seus heróis, tais como o próprio Paulo, Cefas, que era Pedro, Apolo, que era defendido pelos mais sábios, humanamente falando e aqueles que tinham na verdade somente a Cristo como Senhor e dominador. O faccionismo vinha provocando rachas e guerras ferrenhas naquela comunidade cristã.

E EM PARTE O CREIO. Enquanto o fundador daquela igreja estava presente entre os seus filhos na fé, ele próprio cuidava em apagar o fogo das rinchas entre os que gostavam das disputas. Mas, foi só Paulo se ausentar daquela comunidade cristã, que logo em seguida tiveram início as divisões e o partidarismo. Certamente quem levou até a Paulo as notícias das divisões em Corinto era pessoa de credibilidade, ao ponto de Paulo ter a certeza de que em parte, ele podia acreditar que era realidade.

E ATÉ IMPORTA QUE HAJA ENTRE VÓS HERESIAS. Como a comunidade cristã de Corinto era uma igreja grande e importante, também estava receptível a que se infiltrassem muitos falsos apóstolos e obreiros fraudulentos, que com falácia e astúcia semeavam suas heresias. Neste caso, as heresias sobre as quais fala o escritor, dizem respeito aos ensinos errados, que entravam em choque com as doutrinas cristãs verdadeiras, já ensinadas pelo apóstolo Paulo e seus amigos de ministério.

PARA QUE OS QUE SÃO SINCEROS. No entanto, o apóstolo dos gentios via algo de positivo, até naquilo que era negativo, quando ele vê a possibilidade de se manifestarem no meio das nebulosas trevas a verdadeira luz. Paulo via como um momento de provação ou até mesmo tentação, a possibilidade de se destacarem os verdadeiros servos de Cristo. Essa sinceridade se traduz por fidelidade a Cristo Jesus.

SE MANIFESTEM ENTRE VÓS. A peneira de Deus estava passando no meio daquela comunidade cristã, a fim de provar quem era quem na realidade. O Senhor estava passando em revista o seu exército para distinguir quem estava disposto a defender as verdades do evangelho ou não. Todo aquele que é de fato um legítimo embaixador do reino de Cristo, não pode deixar de defender as verdades do evangelho de Cristo.

quarta-feira, 21 de março de 2018

1 Coríntios 11:17

1 Coríntios 11:17 - Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
NISTO, POREM. Paulo muda de assunto a partir de então, para falar a respeito de algumas coisas desagradáveis que aconteciam naquela comunidade cristã, que não estava de acordo com o que ele tinha ensina, quando em Corinto esteve para fundar aquela igreja. Mas em seguida o apóstolo dos gentios também deixa escrito nesta sua carta um texto muito importante, no que diz respeito à celebração da Ceia do Senhor. Na realidade, todas as igrejas fundadas por Paulo eram muito novas, e com isso ainda estavam como que se adaptando aos moldes do que os líderes cristãos desejavam.

QUE VOU DIZER-VOS. Não há dúvida que os ensinos aqui transmitidos por Paulo já fossem conhecidos dos seus leitores, mas que ainda não estavam eles pondo em prática aquilo que efetivamente foram ensinados. Paulo era um missionário transcultural, que tinha de levar as boas novas de Cristo em muitas partes do mundo, por isso que não tinham como ficar o tempo suficiente em determinada cidade para ensinar tudo que dizia respeito às doutrinas cristãs. Daí a importância de suas cartas para que por elas completar os ensinos necessários para o fortalecimento das igrejas.

NÃO VOS LOUVO. No início deste mesmo capítulo, o apóstolo dos gentios havia elogiado seus leitores e filhos na fé, porque eles vinham demostrando afeto e consideração a sua pessoa. Todavia, no que o escritor passa a escrever, quanto ao comportamento dos irmãos, no que diz respeito à celebração da Santa Ceia do Senhor, Paulo tinha algumas críticas a serem feitas aos coríntios. Certamente, Paulo estava informado de algumas desordem praticadas pelos irmãos da igreja cristã de Corinto.

PORQUANTO, VOS AJUNTAIS. É correto se afirmar que o apóstolo se refere ao ajuntamento da comunidade cristã para celebrar a Ceia do Senhor, que também era conhecido como a festa do ágape, ou festa de amor fraternal. Não temos como saber com precisão quando se fazia este banquete no tempo da igreja primitiva, apenas algumas especulações são expostas sobre este assunto, porque há quem diga que era uma vez por semana, e se assim o era, provavelmente no domingo, que ficou sendo conhecido como o dia do Senhor, mas há quem diga que era uma vez no ano.

NÃO PARA MELHOR. Estava de fato havendo uma disfunção no que diz respeito aos fotos que ocorriam nesta tão importante festa para o cristianismo. A instituição da ceia do Senhor na verdade foi feita por Cristo para que os seus discípulos fossem abençoados, assim como era a páscoa para os seguidores do judaísmo. A celebração da santa ceia é um momento de comunhão com Cristo em que os participantes de maneira digna devem desenvolver a sua espiritualidade, por ser esta uma celebração destacada com a presença de Cristo no meio do seu povo, era isso que se esperava.

MAS PARA PIOR. No entanto, como as coisas estavam se dando na igreja cristã de Corinto, em vez de ser uma festa de amor fraternal, em que o nome de Cristo seria glorificado, os fatos levou a Paulo a especular que estavam indo de mal a pior. Como a ceia era uma refeição mesmo, então, tudo indica que uns comiam demais, enquanto que outros voltavam para casa sem provarem da santa ceia do Senhor.

1 Coríntios 11:15-16

1 Coríntios 11:15-16 - Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
MAS TER A MULHER. Nestes dois versículos, Paulo faz sua conclusão deste tema, levando em consideração a questão das mulheres, quanto ao uso adequado dos seus cabelos para glória de Deus. Acredita-se que não ficou totalmente clara a posição do autor sobre este assunto, mas em linhas gerais, ele expressa seu desejo que era, a regra de que os homens deveriam ter cabelos curtos, enquanto que as irmãs da igreja de Corinto tivessem seus cabelos cumpridos, como sinal de submissão aos homens.

CABELOS CRESCIDOS. Conforme temos demostrado em comentários anteriores, era costume das mulheres prostitutas da cidade de Corinto, terem seus cabelos bem curtos, como sinal de que eram mulheres de vida livre e profissionais do sexo. Em contra partida, ou do outro lado, as mulheres mais dignas da sociedade, e principalmente da igreja, tinham por obrigação ter seus cabelos bastante longos.

LHE É HONROSO. Ter a mulher cabelos grandes era sinal de que aquela era efetivamente uma esposa que dava o bom exemplo de submissão ao seu marido, o que nas sociedades preconceituosas era algo louvável. A própria sociedade tem sua malha moral baseada em boas tradições e bons costumes, e desta forma, quem vive para o que é bom e certo, tem o seu reconhecimento natural pela própria sociedade.

PORQUE O CABELO FOI DADO EM LUGAR DO VÉU. Essa colocação feita por Paulo é que para alguns, ele desfez tudo que havia dito, no tocante a exigência das mulheres terem que usar o véu durante o culto, e principalmente quando em oração ou sendo usada por Deus no dom de profecia. Por isso que, nas igrejas modernas, não se usa mais o véu, porque a compreensão que se tem é que o cabelo foi dado em lugar do véu. Dificilmente se encontra alguma denominação em que as irmãs usem o véu.

MAS SE ALGUÉM QUISER SER CONTENCIOSO. Ao que tudo indica, Paulo tocou em um ponto fundamental, que era característica prioritária dos moradores de Corinto, que era justamente a questão dos debates. Pode-se perceber que os assuntos abordados pelo nosso autor nas duas cartas enviadas aquela comunidade cristã de Corinto, envolvem temas polêmicos, ao ponto de naquela igreja haverem partidos, e facções.

NÓS NÃO TEMOS TAL COSTUME. Quando Paulo fala em “nós” ele se refere a sua própria pessoa, bem como a seus companheiros de ministério, que não tinham o costume de viverem buscando debates sobre questões controvérsias. Já no que diz respeito aos seus leitores, não se podia dizer o mesmo, uma vez que, os cidadãos de Corinto viviam dos debates públicos, buscando ser um, mais sábio do que o outro.

NEM AS IGREJAS DE DEUS. Geralmente, quando o Novo Testamento fala sobre a igreja de Deus, que também é a igreja de Cristo, não está se referindo a uma organização religiosa, nem muito menos a uma denominação cristã. Mas se trata do povo de Deus e de Cristo, aqueles que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador e que busca o reino de Deus e as coisas que são de cima, essa é a igreja de Deus e de Cristo Jesus.

1 Coríntios 11:13-14

1 Coríntios 11:13-14 - Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
JULGAI ENTRE VÓS MESMOS. Parece-nos que estava havendo discórdia entre os líderes locais da igreja cristã em Corinto, quanto ao que Paulo havia ensinado, quando esteve entre eles, na fundação daquela comunidade cristã. Neste particular, o autor apela para o bom censo entre os próprios irmãos, sobre o que ele vem escrevendo, tanto sobre as mulheres cristãs, quanto aos homens, dentro do tema abordado.

É DESCENTE QUE A MULHER. Certamente, o apóstolo dos gentios faz lembrar aos seus leitores que, ter as mulheres cristãs a cabeça sem o véu durante as celebrações, elas estariam se assemelhando as prostitutas de Corinto. Os historiadores nos fazem chegar à informação que as mulheres de vida livre usavam como sinal de que estava disponível para o sexo, como profissionais que eram, tendo cabelos curtos, sem o véu.

ORE A DEUS. Há quem diga que, já naquela época era tolerável que as irmãs tendo os cabelos crescidos, durante o culto, não fosse necessário o uso do véu sobre a cabeça, mas somente no momento em que elas fossem orar a Deus, ou se elas fossem ser usadas por Deus por meio de profecia. Porem, é mais honesto se pensar que as irmãs usassem o véu durante toda a celebração do culto ao Senhor, o que era mais comum.

DESCOBERTA? Verdade é que há muitos debates dentro deste assunto, no que diz respeito ao que era feito no tempo da igreja primitiva e o que se deve aplicar nos dias de hoje. Há quem pergunte: Será que Paulo está se referido ao véu ou aos cabelos naturais das mulheres? Se ele fala sobre o véu, então, as igrejas atuais descumprem totalmente esta regra. Mas se ele fala dos cabelos, então, tudo bem, porque hoje se entende que os cabelos foram dados em lugar do chamado véu daquela época.

OU NÃO VOS ENSINA A MESMA NATUREZA. Juntando-se o versículo anterior e este, podemos compreender que o escritor está pondo um ponto de diferenciação entre o que poderiam ser com os homens e do outro lado com as mulheres. Desde os começos da humanidade que, o natural é que os homens tenham cabelos curtos e que as mulheres tenham cabelos cumpridos. Isso funcionava na sociedade e nas religiões.

QUE É DESONRA PARA O HOMEM. O natural é que o homem tenha cabelos curtos, porque a própria natureza diz que deve ser assim. Quanto a religião, no judaísmo por exemplo; os filhos de Israel usavam cabelos curtos, a não ser quando eles faziam o voto de nazireu, porque conforme este costume, não se passava navalha sobre a cabeça. Em linhas gerais, e isso era assim, a maioria dos homens usam cabelos curtos.

TER CABELOS CRESCIDOS? Em algumas culturas mais machistas, ter o homem cabelos crescidos é sinal de que ele é efeminado, ou seja, que ele tenha tendências para ser homossexual. Entendemos com essa mensagem de Paulo a igreja de Corinto que, o correto é que as irmãs tivessem cabelos crescidos, e que durante o culto usassem o véu, e que os homens tivessem cabelos curtos para diferenciar das mulheres. A realidade é que muita coisa mudou no que diz respeito à igreja primitiva e a de hoje.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...