quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Atos 6:5

Atos 6:5 - E este parecer agradou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
E ESTE PARECER AGRADOU A TODA A MULTIDÃO. Os apóstolos de Cristo, como líderes que eram da igreja do Senhor Jesus estavam agindo dentro dos parâmetros da democracia cristã, o que nos faz crer que na época do Senhor Jesus as coisas funcionavam deste modo. A comunidade cristã ficou completamente feliz por ver que o governo eclesiástico da igreja estava sendo exercido de forma democrática com a participação de cada membro do corpo de Cristo. Que fosse assim nos dias de hoje.

E ELEGERAM A ESTEVÃO. Não se sabe a forma de votação pela qual cada membro do corpo de Cristo teve a oportunidade de opinar sobre os nomes daqueles que seriam escolhidos pela comunidade cristã para serem os diáconos da igreja de Cristo. A lista com os nomes dos sete começam por Estêvão, provavelmente por ter ele sido um dos primeiros mártires da igreja primitiva. O nome Estêvão tem o significado de “coroa”.

HOMEM CHEIO DE FÉ. Na velha dispensação da lei se exigia dos judeus que fossem praticantes de boas obras, conforme a legislação de Moisés. Já na nova dispensação da graça de Deus por meio de Cristo se requer dos discípulos do Senhor Jesus, que sejam todos, pessoas cheias de fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Por meio de sua fé em Cristo Estevam dava testemunho do evangelho e fazia milagres e prodígios.

E DO ESPÍRITO SANTO. Estêvão também era um homem cheio do Espírito Santo de Deus. Comumente, as igrejas pentecostais ou neopentecostais transformam esta frase: “Cheio do Espírito Santo” com “batizado com o Espirito Santo”, o que não deve ter a mesmo significado dentro do Novo Testamento. A expressão predominante dentro do livro de Atos é: “Cheio do Espírito Santo”, e não, “batizado com o Espírito Santo”.

E FILIPE. Quanto a Filipe, era ele um dos mais conhecidos dentre os demais que são citados logo em seguida, tendo ele dado continuidade as suas atividades missionárias depois que Estêvão serviu a Deus como mártir. Há, portanto, algumas referências sobre ele no livro de Atos, o destacando no ministério, o que o levou a ser ordenado ao como evangelista, conforme as tradições cristãs, dada a sua dedicação e zelo.

PRÓCORO, E NICANOR E TIMÃO. No tocante a estes homens citados pelos nomes de Prócoro, Nicanor e Timão, o Novo Testamento se cala quanto as suas histórias, por isso, queremos afinas confirmar que eram servos da igreja de Cristo em Jerusalém. Assim como Estêvão e Filipe, eles eram discípulos de Cristo que buscavam ser cheios do Espírito Santo de Deus, dando um bom testemunho dentro e fora da igreja.

E PARMENAS E NICOLAU, PROSÉLITO DE ANTIOQUIA. Sobre Parmenas nada temos a dizer a seu respeito, senão o que se tem dito quanto aos demais, que também não se encontra registro a mais sobre eles no Novo Testamento. No que diz respeito a Nicolau, o Dr. Lucas nos acrescenta um pequeno detalhe que diferencia de Prócoro, Nicanor, Timão e Parmenas, que é o foto de que ele era prosélito de Antioquia. A referência a Antioquia talvez nos fale a respeito das origens deste diácono da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...