sábado, 31 de agosto de 2019

Atos 8:18-19

Atos 8:18-19 - E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro. Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
E SIMÃO. O Dr. Lucas volta a escrever sobre Simão, ele que até pouco tempo era um praticante da magia negra, mas que com a chegada do evangelho de Cristo em Samaria, aparentemente se converteu ao cristianismo. Este Simão é o tipo de cristão que por motivos não verdadeiros passa a frequentar a comunidade dos santos, mas que no fundo, no fundo, faz parte do rebanho, mas, não participou do novo nascimento, nem foi transformado em uma nova criatura, conforme o evangelho.

VENDO QUE PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS DOS APÓSTOLOS. Com a chegada de Filipe em Samaria, no primeiro momento, Simão ficou atônito por ver que Deus se utilizava do seu servo para fazer grandes prodígios. Agora, muito mais chocado ficou Simão ao ver com seus olhos que pela imposição das mãos de Pedro e João, os irmãos e as irmãs recebiam o enchimento do Espírito Santo, o que os pentecostais chamam de batismo.

ERA DADO O ESPÍRITO SANTO. Pedro é João tinham uma longa experiência na presença de Deus, uma vez que, deste os primeiros momentos do ministério do Senhor Jesus que eles tinham deixado tudo, que o mundo oferece para seguirem e servirem ao reino de Deus. Não que o dom do Espírito Santo seja por méritos, mas Deus é justo e sabe quem já pagou o preço de fidelidade para ser mais abençoado.

LHES OFERECEU DINHEIRO. Neste momento, Simão agiu pelo velho homem, em que, antes de fazer parte do rebanho de Cristo, ele achava que o dinheiro era quem mandava em tudo. Assim age o homem natural, ele pensa que o dinheiro pode fazer tudo, por isso que adota Mamom como seu deus. Com suas artes mágicas, Simão tinha ganhado muito dinheiro, então, ele pensava que poderia comprar o dom de Deus.

DIZENDO: DAI-ME TAMBÉM A MIM ESSE PODER. O mesmo sentimento que dominou a Simão naquele momento é o mesmo que reina nos pensamentos de muitos que acham que por dinheiro podem manipular as coisas do reino de Deus. Há, portanto, muita inversão de valores dentro das igrejas de hoje, em que, quem mais vale e quem mais tem vez e voz, são aqueles que têm um poder aquisitivo mais robusto na igreja.

PARA QUE AQUELE SOBRE QUEM EU PUSER AS MÃOS. Simão desejava manipular as manifestações do Espírito Santo, bem como os dons de Deus. Quando refletimos sobre muitas coisas que acontecem no meio das igrejas de hoje, não é difícil de perceber que muitos líderes cristãos da atualidade agem com os que têm mais dinheiro, cedendo à proposta de que, quem tem dinheiro pode sim dominar o ambiente e fazer o que quer.

RECEBA O ESPÍRITO SANTO. Simão ainda precisava aprender que o Espírito Santo de Deus é uma pessoa santíssima e que não está a venda. As coisas do reino dos céus não é para quem quer, mais sim, para quem cai na graça de Deus. Para que alguém venha a receber os dons espirituais, se faz necessário conquistar a confiança e a graça de Deus. As consagrações como temos visto nos dias de hoje, e como acontecem nas denominações, até que alguém pode comprar, mas não os dons espirituais de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...