quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Atos 7:49-50

Atos 7:49-50 - O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
O CÉU É O MEU TRONO. O livro escatológico do Novo Testamento nos fala a respeito disto em Apocalipse 4:2-3 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. É do mais alto céu que o nosso Deus governa e reina sobre tudo e sobre todos, e Cristo está assentado a destra do trono de Deus.

E A TERRA O ESTRADO DOS MEUS PÉS. Essa é uma citação do profeta Isaías 66:1 - ASSIM diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Neste caso, o Senhor fala sobre a terra como algo que ficava muito abaixo dele mesmo, algo desprezível que não poderia jamais ser a sua morada permanente, mas apelas algo que ele visita.

QUE CASA ME EDIFICAREIS? Essa pergunta deveria passar pela mente de todos aqueles que acham que podem prender a Deus dentro de uma caixinha chamada templo feito de materiais perecíveis. No caso dos judeus, eles achavam que poderiam monopolizar a presença de Deus ao templo de Jerusalém, como nos dias de hoje existem muitos defensores de suas próprias denominações que fazem o mesmo.

DIZ O SENHOR. Essa era uma expressão utilizada pelos antigos profetas de Deus, ainda no tempo da velha dispensação para afirmarem que suas palavras ou profecias não eram deles próprios, mas que o Deus de Israel, o dominador de tudo e de todos era quem falava por meio deles. Geralmente, os pregadores e escritores do Novo Testamento usavam mais e expressão “está escrito” se reportando aos profetas.

OU QUAL É O LUGAR DO MEU REPOUSO? Havia entre os judeus a crença comum que o templo de Jerusalém era a casa de Deus, em que o Senhor morava nele como o pai de família habita em sua residência com os seus familiares. Nada neste mundo pode deter o Deus Todo-poderoso, como que acontece com os filhos dos homens. O céu é a habitação do grande Deus, e sua presença está em todos os lugares ao mesmo tempo.

PORVENTURA NÃO FEZ A MINHA MÃO. E completa Estêvão citando a passagem de Isaías 66:2 - Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Tudo que já existiu, que existe e que ainda passará a existir, porque os atos criativos de Deus não cessam, tudo foi criado pelas mãos do Criador.

TODAS ESTAS COISAS. No primeiro livro da bíblia que fala da criação nós encontramos as seguintes expressões: No princípio criou Deus os céus e a terra, e disse Deus: Haja luz, e disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus, e disse Deus: Produza a terra erva verde, e disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. Deus é o grande arquiteto de toda a sua criação, bem como o executor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...