quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Atos 7:44

Atos 7:44 - Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.
ESTAVA ENTRE NOSSOS PAIS. No versículo anterior, Estêvão faz uma demonstração de como os filhos de Israel tinham uma tendência a se desviarem do verdadeiro Deus para os ídolos pagãos. O Deus de Abraão, Isaque e Jacó fez de tudo para provar que trabalhava pelo seu povo e que estava no meio do seu povo. Neste versículo, o pregador mostra que, Deus ordenou a Moisés que fizesse um tabernáculo portátil para que os filhos de Israel tivessem um ponto de referência e um lugar de adoração.

NO DESERTO. O que Estêvão aponta no versículo anterior sobre Moloque e Renfã, aconteceu já na terra de Canaã. Mas, antes disto, ainda no deserto, Deus tinha feito algo que era muito mais importante para os filhos de Israel, do que a prática da idolatria ao deus falso Moloque, bem como a Renfã. O exemplo que Deus deu aos judeus ainda no deserto, foi uma demonstração de que o Senhor estava com eles.

O TABERNÁCULO DO TESTEMUNHO. Êxodo 25:8-9 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis. Este tabernáculo também pode ser chamado de tenda da congregação, que estava no meio do povo de Israel como um lugar de celebração, que representava a presença de Deus.

COMO ORDENARA. O tabernáculo que Deus mandou fazer era todo confeccionado de acordo com a vontade de Deus, em que cada objeto que fazia parte da tenda da congregação tinha o seu devido valor, e que já olhava para o futuro, em que todas as coisas eram uma tipologia de Cristo. E isso foi transferido para os templos de Jerusalém que foram construídos depois que a tenda da congregação não mais existia.

AQUELE QUE DISSE A MOISÉS. Desde os seus primeiros anos de vida que Moisés foi treinado por Deus para fazer a sua vontade, por isso que os filhos de Israel consideravam este homem como um instrumento do Deus de Israel. De forma que, o tabernáculo que Moisés mandou construir não era fruto de sua engenharia ou imaginação, mas o Deus dos hebreus falou com Moisés no Monte Sinai sobre o tabernáculo e sobre cada peça que compunha aquele templo portátil dos judeus.

QUE O FIZESSE SEGUNDO O MODELO. Na construção deste tabernáculo com cada um dos seus objetos se percebe o quanto o Deus de Israel é organizado. Não era um templo portátil que seria de qualquer jeito, mas tudo foi projetado com significado e objetivos bem definidos. Êxodo 26:30 - Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte. Porque este tabernáculo era uma tipologia de Cristo. Quando se estuda a funda cada objeto do tabernáculo se ver Cristo em tudo.

QUE TINHA VISTO. Tudo que Moisés fez para os filhos de Israel foi projetado e mostrado a ele pelo Senhor. Os filhos de Israel não tinham condições de ver face a face o Deus Todo-poderoso, que é santo, santo e santo, uma fez que seriam destruídos, assim sendo, Deus escolheu a Moisés, como representante dos filhos de Israel para falar com ele e lhe mostrar a sua vontade em tudo. Deus se revelava para Moisés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...