terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atos 7:32-33

Atos 7:32-33 - Dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar. E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
DIZENDO: EU SOU O DEUS DE TEUS PAIS. Estêvão cita o texto de Êxodo 3:6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. Esta é uma frase que significa as outras três colocações das frases seguintes. O que Deus estava dizendo para Moisés é que Ele, o Senhor era o Deus dos hebreus, o mesmo que fez promessa a Abraão, que renovou sua promessa a Isaque e que confirmou ao patriarca Jacó.

O DEUS DE ABRAÃO. Essa expressão fala a respeito da amizade de Deus com o patriarca Abraão, como sendo uma pessoa muito significativa no plano de Deus para a nação de Israel. Abraão entrou completamente em choque com a cultura religiosa do seu templo e dos seus antepassados, que eram voltados para o politeísmo, com a idolatria aos ídolos e as imagens de escultura, passando a adorar somente ao Criador.

E O DEUS DE ISAQUE, E O DEUS DE JACÓ. Quem conhece a história de Isaque sabe que ele veio a existência por uma intervenção direta e sobrenatural de Deus, uma vez que, Sara era estéril, não podia gerar filhos, e Abraão já era um homem bastante idoso quando gerou seu filho Isaque. Jacó também foi muito importante para os planos de Deus, ele que se tornou o patriarca, por meio do qual surgiram doze tribos de Israel.

E MOISÉS TRÊMULO. Eis aqui um exemplo do encontro entre o que é humano fraco e falho, com o divino, que é poderoso e forte. Humanamente falando, Moisés era um homem forte, com resistência física de quem resistia às contrariedades do deserto, mas que diante da presença de Deus se tornou um homem frágil. Mas isso não aconteceu só com Moisés, muitos que tiveram um encontro com Deus agiram assim.

NÃO OUSAVA OLHAR. De princípio, Moisés até se aproximou daquela cena para ver o que estava acontecendo, Êxodo 3:3 - E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. Mas, quando o Senhor Bradou de diante de Moisés, agora, o homem que era um guerreiro, que tinha coragem de enfrentar a tudo e a todos, não tinha coragem mais nem de ver aquela cena forte.

E DISSE-LHE O SENHOR: TIRA AS ALPARCAS DOS TEUS PÉS. Moisés escutou o brado de Deus, Êxodo 3:4-5 - E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Tirar as sandálias dos pés era naquela época sinal de respeito e de reverência.

PORQUE O LUGAR EM QUE ESTÁS É TERRA SANTA. Não que aquele lugar tivesse diferença de outros lugares, mas porque naquele momento aquela terra estava sob a influência direta da santidade do Deus de toda a glória. Essa passagem, mal interpretada, tem levado muitos à idolatria de determinados lugares. Hoje, este lugar de santidade, pela presença do Espírito Santo nossos nós, templo do Espírito de Deus, quando vivemos dignamente na presença de Deus, Ele que é santo, santo, santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...