sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atos 8:6

Atos 8:6 - E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia.
E A MULTIDÃO. Profetas, pregadores e homens de Deus não têm honra em sua própria casa, na sua terra e entre os seus. Os judeus perseguiram seus profetas, mataram a Jesus e a João Batista, agora expulsavam os líderes da igreja de Cristo. Porem, Filipe chegando em Samaria, que era composta mais de gentios, a multidão o recebia de bom grado, porque ele pregava o evangelho da libertação. Filipe encontra pessoas sedentas para ouvirem boas novas de salvação e acreditavam em sua palavra.

UNANIMEMENTE. O Espírito Santo estava atuando de maneira poderosa no sentido de influenciar os corações dos gentios para receberem as boas novas do evangelho de Deus, porque este era o plano de Deus, e a sua promessa a Abraão, de que os gentios seriam abençoados por meio da nova dispensação da graça. Ninguém discordava do que Filipe anunciava, pelo contrário, todos recebiam com muita alegria o evangelho.

PRESTAVAM ATENÇÃO. Por isso que, o evangelho por definição é boas novas de grande alegria, boas notícias de salvação. Os samaritanos sempre ouviram dos judeus que eles não fazia parte das alianças com Deus, e isso, os excluíam da esperança. Mas de repente, vem Filipe pregando e dizendo que Deus, por meio de Cristo, estabelecia uma nova aliança com todas as nações do mundo, inclusive com os samaritanos.

AO QUE FILIPE DIZIA. Até este momento, Filipe era um simples diácono da igreja de Cristo, mas que, por meio de suas atividades em pregar o evangelho mais tarde se tornou um grande evangelista e missionário transcultural. Filipe carregava consigo uma mensagem Cristocêntrica, em que ele não falava de outra coisa, senão de Cristo Jesus. O próprio Senhor Jesus já havia pregado para os samaritanos sobre o plano da salvação, e podemos citar o caso em que ele evangelizou a mulher samaritana.

PORQUE OUVIAM E VIAM. O que aconteceu com Filipe em Samaria foi algo que fez toda a diferença, uma vez que, sua pregação era poderosa e chamava a atenção de quem o escutava, além de que o Espírito de Deus o tornou um instrumento de Deus para realizar coisas sobrenaturais. Os pregadores de hoje precisam buscar mais o poder do Espírito Santo, porque até pregam mensagens bonitas, mas não tem o poder.

OS SINAIS. A operação de maravilhas, prodígios e sinais por parte dos mensageiros do evangelho foi prometida pelo Senhor Jesus, conforme Marcos 16:17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Hoje é raridade isso.

QUE ELE FAZIA. Naquele momento da história da igreja, o Espírito Santo estava agindo com plenitude na vida dos servos de Cristo, até porque, o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja de Cristo para dar continuidade à obra de Cristo e aos planos de Deus quanto à salvação dos filhos dos homens. Como Filipe dava lugar as operações do Espírito de Deus em sua vida, então, ele era na realidade e em verdade um instrumento das operações do Espírito Santo, por isso que ele fazia maravilhas e sinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...