terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atos 7:34

Atos 7:34 - Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito.
TENHO VISTO ATENTAMENTE. Este é um texto maravilhoso da palavra de Deus, em que nos faz perceber o cuidado todo especial que o nosso Deus tem por aqueles que são os seus escolhidos e eleitos. Os olhos de Deus estão por todas as partes, contemplando os bons e os maus. Esse versículo nos fala a respeito da Onipresença de Deus e diante disto podemos ter a certeza de que ele está presente em todos os lugares, mas também nos fala a respeito da Onisciência de Deus, Ele que sabe de tudo.

A AFLIÇÃO. Estêvão faz a citação do que está registrado em Êxodo 3:7 - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Diante do que temos exposto neste texto, podemos aprender que, em muitos casos, o sofrimento é permitido por Deus para que o ser humano procure a ajuda do Criador.

DO MEU POVO QUE ESTÁ NO EGITO. Deus chama os filhos de Israel de meu povo, porque aquela gente era os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Apesar de ser um povo de coração duro, mais era e sempre será o povo de Deus. Por meio da família de Jacó, com mais de setenta pessoas, o Deus de Abraão levou o seu povo para o Egito, em cumprimento de sua palavra. Eles estavam no Egito, mas era povo de Deus.

E OUVI OS SEUS GEMIDOS. Essa expressão nos fala dos sofrimentos em que os filhos de Israel estavam passando, por conta de se tornarem escravos naquele país. Pode-se falar do gemido da voz, porque eles estavam fazendo trabalhos forçados até a exaustão, mas também fala do gemido da alma, que se traduz por tristezas profundas da alma e do espírito. Humanamente falando, o gemido é uma linguagem sem sentido, mas que comunica alguma coisa, e que o Deus de compaixão entende muito bem.

E DESCI PARA LIVRÁ-LOS. O Senhor neste momento fala em linguagem humana para que Moisés pudesse lhe entender, porque sabemos que Deus esta sempre presente em todos os lugares. O que Deus quis dizer para seu servo é que Ele se importava com os sofrimentos do seu povo, e que iria a partir de agora agir poderosamente para livrar Israel dos seus opressores. Deus mesmo era quem estava salvando Israel dos inimigos.

AGORA, POIS, VEM. Quem sabe, Moisés muitas vezes, nos seus primeiros quarenta anos de vida, quando ainda era príncipe no Egito, pensou em libertar seus irmãos da opressão dos egípcios. E em uma atitude corajosa, Moisés até que fez alguma coisa para que Israel percebesse que ele seria para eles o libertador. Mas antes não era o momento de Deus, todavia, agora Deus chama a seu servo para essa grande missão.

E ENVIAR-TE-EI AO EGITO. Há quarenta anos passados, Moisés saíra do Egito como fugitivo, e se ele não tivesse fugido de lá, o próprio faraó teria mandado executar a Moisés, quando descobriu que ele desejava liderar os filhos de Israel para uma rebelião contra as autoridades daquele país. Moisés deve ter ficado apavorado ao ouvir esta mensagem da parte de Deus, uma vez que ele sabia o risco que correria ao chegar ao Egito. Mas era o Deus Todo-poderoso quem o estava enviando nesta missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...