terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atos 7:31

Atos 7:31 - Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor.
ENTÃO, MOISÉS. Este Moisés era um homem preparadíssimo, porque tinha durante os primeiros quarenta anos de sua vida, estudado nas melhores escolhas do Egito, por ser ele filho da filha de Faraó. Neste lugar onde se encontrava neste momento, adquiriu muitas experiências no deserto, para então, passar o resto de sua vida, também no deserto, guiando o povo de Deus Israel. A partir de agora, a vida de Moisés seria totalmente mudada, porque ele passou a ter contado direto com Deus e com os céus.

QUANDO VIU ISTO. Estêvão se refere ao que o próprio Moisés deixou registrado em Êxodo 3:2 - E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Esta experiência na vida de Moisés fez foi um divisor de águas para seu destino, porque a partir de agora, Deus passa a falar face a face com Moisés, lhe orientando como agir.

SE MARAVILHOU. O que Moisés estava vendo com seus próprios olhos não era algo que ele costumava ver naquele lugar, mas era algo sobrenatural, além da percepção dos sentidos humanos. Todo ser humano que tem uma experiência com o sobrenatural fica maravilhado, porque os eventos desta natureza fogem totalmente da lógica humana. A bíblia fala de muitos casos em que as pessoas ficam em êxtase.

DA VISÃO. O que Estêvão fala neste texto, não era uma alucinação provocada por drogas ou por fenômenos psicossomáticos de esquizofrenia, nem muito menos de um sonho provocado por motivos diversos. Mas esta visão que Moisés teve foi uma intervenção da parte de Deus, algo sobrenatural, em que há um contato direto da alma do ser humano com o divino. Geralmente, este tipo de visão é própria dos profetas de Deus ou de um homem de Deus que é um verdadeiro mensageiro de Deus.

E, APROXIMANDO PARA OBSERVAR. O fogo que estava associado a uma sarça que ardia e não se consumia era um fato localizado que não se movia de um lugar para outro, e a prova disto é que Moisés é que se locomoveu para ver de perto o que estava ocorrendo naquele lugar. Moisés foi corajoso e teve um impulso de fé para examinar aquele fenômeno, porque simplesmente ele poderia se assustar e fugir com medo.

FOI-LHE DIRIGIDA A VOZ. Moisés teve força o suficiente para dar seus passos firmes em direção daquele fenômeno sobrenatural, porque ele ficou curioso para saber o que estava acontecendo com aquela sarça, que ardia no meio do fogo, mas que não se queimava, que seria o natural. Ao se aproximar, não sabemos quantos metros da sarça, o homem de Deus começa a ouvir uma voz que não era desta terra dos homens.

DO SENHOR. No texto que já citamos de Êxodo 3:2 - E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Afirma que foi o anjo do Senhor quem apareceu a Moisés no meio do fogo, mas agora, o texto diz que Moisés ouviu a voz do Senhor. A crença dos hebreus é que este “anjo do Senhor” sempre foi o Verbo de Deus em sua eternidade passada, o Messias, antes de sua manifestação na pessoa de Jesus Cristo, o Verbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...