terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:37

Atos 5:37 - Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.
DEPOIS DESTE LEVANTOU-SE JUDAS. Gamaliel fala a respeito de dois homens, filhos dos judeus, que em épocas diferentes se levantaram contra os romanos, mas que ambos foram mortos em seus levantes, sem sucesso em suas revoltas. Os historiadores falam a respeito da revolta levantada por Judas, como tendo se dado no ano seis D.C. porque neste mesmo ano aconteceu um recenseamento ou alistamento. Já no que diz respeito ao levante feito por Teudas, se deu antes deste de Judas, mas não tem data.

O GALILEU. O nome de “Judas” era muito comum nos dias em que este livro foi escrito, por isso que o Dr. Lucas fez questão de identificá-lo como sendo o galileu. A pergunta é: Porque este Judas é chamado de galileu? Não que este Judas fosse nascido na Galileia, mas que todos os seus movimentos contra os romanos se deram na região da Galileia. Portanto, foi naquela região mista de judeus, que Judas ficou conhecido.

NO DIA DO ALISTAMENTO. O escritor fala a respeito de um alistamento em seu evangelho de Lucas 2:1-2 - E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). Judas aproveitou o ajuntamento dos judeus para fazer suas atividades de revolta contra os altos impostos pagos aos romanos.

E LEVOU MUITO POVO APÓS SI. Assim como aconteceu com Teudas, muitas pessoas da multidão deram ouvidos aos sermões de Judas, o que gerou um grande movimento contra os romanos. Há quem diga que, deste movimento feito por Judas, o galileu surgiu um partido político religioso dos zelotes. A filosofia pregada por Judas era de que os judeus não deveriam aceitar serem dominados pelas autoridades romanas.

MAS TAMBÉM ESTE PERECEU. Teudas que se levantou contra os romanos, não sobreviveu aos ataques do império e morreu. Judas não foi diferente, apesar de seu movimento ter sido mais forte do que o de Teudas, mas os romanos também o mataram. Certamente, Gamaliel faz lembrar, ainda que indiretamente, do caso de Cristo, que também tinha sido morto, e que, na mente dele, tudo terminava em nada.

E TODOS QUE LHE DERAM OUVIDOS. Teudas por meio dos seus discursos, conseguiu de princípio juntar uns quatrocentos seguidores, mas logo terminou em nada. Judas, conforme a tradição judaico-cristã, juntou mais adeptos do que Teudas, mas suas atividades terminaram por ser dispersas, porque os que deram ouvidos as suas pregações foram duramente perseguidos pelas autoridades romanas e tudo foi abafado. O mesmo, Gamaliel sugeria que aconteceria com os seguidores de Jesus.

FORAM DISPERSOS. Só que, os movimentos levantados por Teudas e por Judas, que foram considerados revoltas, eram movimentos do reino dos homens, que realmente terminou culminando em derrota. Todavia, o movimento religioso do cristianismo não era obra de homem algum, mas do próprio Deus que estava trazendo a luz de um novo tempo da dispensação da graça, por meio da igreja de Cristo, o novo Israel de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...