sábado, 24 de agosto de 2019

Atos 7:20-21

Atos 7:20-21 - Nesse tempo nasceu Moisés, e era muito formoso, e foi criado três meses em casa de seu pai. E, sendo enjeitado, tomou-o a filha de Faraó, e o criou como seu filho.
NESSE TEMPO. Percebe-se que Estêvão vem pondo em destaque a questão do tempo, porque neste momento os filhos de Israel estavam em contagem regressiva para sua saída do Egito rumo à terra de Canaã, a terra prometida, que manava leite e mel. O Deus Todo-poderoso preparava o ambiente para que suas promessas feitas ao seu amigo Abraão se cumprisse. Os seres humanos não possuem inteligência o suficiente para perceberem que Deus em tudo intervém, para governar o mundo em tudo.

NASCEU MOISÉS. O nascimento deste menino judeu demarcava justamente um novo tempo para o povo judeu, uma vez que, por meio de Moisés, uma nova fase seria implantada na história dos hebreus. Moisés foi de fato, um homem muito importante na libertação dos judeus do Egito, porque Deus se utilizava dele para agir no meio do seu povo, Israel. Apreendemos com Moisés, que Deus pode usar o homem na terra.

E ERA MUITO FORMOSO. Moisés, escrevendo a sua própria história, isso depois, é claro, escreveu o seguinte, Êxodo 1:1-2 - E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Dificilmente, pode-se dizer isso sobre uma criança durante os seus primeiros dias de vida, mas com Moisés, isso foi possível sim.

E FOI CRIADO TRÊS MESES EM CASA DE SEU PAI. A realidade é que, havia um decreto da parte de Faraó para que todos os filhos dos judeus fossem assassinados, inclusive jogados vivos dentro das águas dos rios. No entanto, por providência divina, os pais de Moisés conseguiram esconder a criança durante três meses sem que ninguém o percebesse. Quando Deus está em um negócio, o visível se torna invisível e vice-versa.

E, SENDO REJEITADO. O texto de Êxodo diz um pouco diferente, Êxodo 1:3-4 - Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. O pregador usou a palavra “rejeitado,” talvez, para comparar com o caso de Cristo, que foi rejeitado.

TOMOU-O A FILHA DE FARAÓ. Deus é tremendo em suas realizações, demonstrando que ele trabalha pelos seus, e cumpre fielmente seus propósitos. Êxodo 1:5-6 - E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. A partir de então, o destino de Moisés mudou muito.

E O CRIOU COMO SEU FILHO. O que Deus fez com Moisés no Egito, foi algo extraordinário, um pouco mais excelente, até mesmo com o caso de José, uma vez que José se tornou governador, mas Moisés príncipe. Êxodo 1:10 - E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado. No futuro Moisés seria um Faraó do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...