segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atos 5:13-14

Atos 5:13-14 - Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.
DOS OUTROS, POREM. Estes “outros” sobre os quais o escritor se refere e que são um tanto obscuros nesta citação, dizem respeito a todos aqueles que não aceitavam a nova fé pregada pelos apóstolos e líderes da igreja primitiva. O que ocorreu com Ananias e Safira gerou um temor muito grande até nos que não faziam parte da comunidade cristã, porque os incrédulos viam aquilo como uma maldição. Sem contar que os líderes do judaísmo amaldiçoavam os que deixavam o judaísmo tradicional.

NINGUÉM OUSAVA JUNTAR-SE A ELES. Os que se convertiam de verdade ao cristianismo estavam unidos e prontos para se necessário irem à prisão e até a morte por amor ao nome de Cristo. Todavia, criou-se um movimento separatista entre os judeus, uma vez que, os sacerdotes e os membros do Sinédrio começaram perseguir aqueles que de alguma forma eram simpatizantes com a nova religião de Cristo Jesus.

MAS O POVO TINHA-OS EM GRANDE ESTIMA. Daqueles que foram beneficiados pelas maravilhas realizadas por Cristo, ou que ouviram falar dos seus milagres, tinham uma simpatia interior pelo cristianismo. O que houve no dia de Pentecostes e a cura do coxo na porta formosa do templo, também levou a muitos a se tornarem simpáticos com os líderes cristãos, tendo assim, grande respeito pelos apóstolos de Cristo.

E A MULTIDÃO DOS QUE CRIAM. O Espírito Santo estava trabalhando de maneira forte e poderosa na vida das pessoas, convencendo a muitos da necessidade de se converterem dos seus maus caminhos. Já os apóstolos estavam com dedicação cumprindo suas missões em pregarem o evangelho das boas novas de Cristo e tempo e fora de tempo. Com tudo isso, a cada dia, mais e mais pessoas acreditavam em Jesus.

NO SENHOR. Tudo que os apóstolos faziam e falavam tinha como objetivo levar as pessoas s crerem no Senhor Jesus Cristo, como sendo o Messias prometido e enviado por Deus, como o Salvador da humanidade. Os apóstolos não ganhavam prosélitos para si mesmos, mas eles todos trabalhavam com empenho e amor para levar as pessoas a crerem no poderoso nome do Filho de Deus, como sendo o Redentor.

TANTO HOMENS COMO MULHERES. O judaísmo era uma religião voltada inteiramente para os homens, porque as mulheres eram em Israel, sempre discriminadas quanto aos aspecto religioso. Já no tocante ao cristianismo, houve um significativo avanço quanto as mulheres exercerem suas crenças em Jesus Cristo. De forma que, no novo Israel de Deus, que é a igreja remida de Cristo, todos são iguais.

CRESCIA CADA VEZ MAIS. Não foi nada fácil, em se tratando do país de Israel, as pessoas romperem com o tradicional judaísmo para se agregaram ao cristianismo, até porque, quem assim procedia, deixando de ser seguidor do judaísmo para fazer parte do cristianismo passava a ser perseguidor de todas as formas. No entanto, o trabalho do Espírito Santo foi tão forte na vida dos judeus, em que, os novos convertidos enfrentavam a tudo e a todos para seguirem a esperança do evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...