terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 6:1

Atos 6:1 - Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
ORA, NAQUELES DIAS. O dia de pentecostes foi fundamental para a igreja de Cristo, porque ela recebeu a plenitude do Espírito Santo para ser forte, a cura do coxo na porta formosa do templo, os milagres e os prodígios realizados pelos apóstolos de Cristo, e a prisão dos líderes da igreja, tudo isso estava acontecendo para contribuir em muito para se registrar um momento especial na existência da igreja de Cristo. Deus estava agindo poderosamente para que o povo de Cristo vencesse as batalhas.

CRESCENDO O NÚMERO DOS DISCÍPULOS. As prisões de Pedro e João, depois de todos os apóstolos do Senhor Jesus, bem como todas as ameaças e perseguições dos líderes dos judeus, nada disto interrompeu o avanço da igreja do Filho de Deus, mas o número dos novos convertidos cada vez mais aumentava. Neste caso, “discípulo” fala a respeito daqueles que aceitavam a nova fé em Cristo e seguia o evangelho de Jesus.

HOUVE UMA MURMURAÇÃO DOS GREGOS. Lidar com os seres humanos não é tarefa nada fácil, e com o número de cristãos era cada vez maior, então, não demorou muito para que também surgissem os problemas. Neste caso em foco, os gregos eram os gentios convertidos ao cristianismo. De forma que, a igreja era composta de judeus convertidos para Cristo, mais também de gentios que se achegavam ao trono da graça.

CONTRA OS HEBREUS. A leitura de algumas das epístolas do Novo Testamento, tais como Romanos, Gálatas e Hebreus, se percebe que a comunidade cristã estava dividida entre judeus e gentios. No caso do país de Israel, predominavam os hebreus, a começar pelos líderes da igreja cristã. Já no mundo gentílico, onde Paulo evangelizou, predominavam os gentios. De forma que havia uma certa disputa entre uns e outros.

PORQUE AS SUAS VIÚVAS. A igreja administrada pelos apóstolos fazia um trabalho de ação social extraordinário, porque ninguém estava preocupado com o enriquecimento pessoa, mas sim, em cuidar uns dos outros. As viúvas daquela época não recebiam ajuda do governo, como acontece nos dias de hoje, por isso que era um grupo da sociedade que sofria muito, mas a igreja cuidava em ajudar as viúvas desamparadas.

ERAM DESPREZADAS. Porem, os gentios convertidos ao cristianismo, que também faziam parte da comunidade cristã, perceberam que estava havendo uma certa discriminação para com as suas viúvas. O escritor deixa transparecer que as viúvas que eram judias estavam recebendo cuidados especiais, enquanto que aqueles que eram gentílicas convertidas ao cristianismo estavam sendo um pouco discriminadas.

NO MINISTÉRIO COTIDIANO. Se realmente este tipo de coisa estava ocorrendo, tinha que ser concertada, até porque, na igreja de Cristo não deve haver acepção de pessoas, porque somos um mesmo povo. Todavia, por traz disto tudo, também estava acontecendo o acúmulo de tarefas nas mãos dos apóstolos, eles que estavam sobrecarregados por todas as responsabilidades da comunidade cristã. Essa dificuldade, apontada por Lucas, levou a reorganização do ministério cristão na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...