terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:40

Atos 5:40 - E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.
E CONCORDARAM. Essa foi uma decisão acertada do conselho do Sinédrio, porque eles agiram com a razão, e não para atenderem aos seus interesses pessoais ou de grupos. Os argumentos utilizados por Gamaliel foram convincentes, uma vez que, eram conhecidos de todos, porque os fatos narrados por ele sobre Teudas e por Judas, o galileu, ocorreram não muitos anos antes. Este acordo entre os membros do Sinédrio foi positivo para o cristianismo, porque os líderes continuaram fazendo a obra.

COM ELE. Não temos como saber quais eram as intenções mais profundas de Gamaliel, ou aquilo que se passava em seu coração quando defendeu os apóstolos de serem mortos pelas autoridades dos judeus. Agora, é inegável que ele foi usado por Deus para fazer o bem aos líderes da igreja, e até certo ponto contribuiu para a continuidade do cristianismo. Deus tem seus vasos que nos parece fora de lógica.

E CHAMANDO OS APÓSTOLOS. Para que tomassem a decisão final, mandaram retirar os apóstolos, conforme Atos 5:34 - Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos. Agora, depois de concordarem com o bom conselho de Gamaliel, então, o conselho manda que tragam de volta os apóstolos.

E TENDO-OS AÇOITADO. O fato dos apóstolos terem sido açoitados fazia parte também do acordo deliberado pelos membros do Sinédrio. Os casos mais graves, o conselho mandava matar os réus, em outros casos, eles decidiam de que os réus ficassem presos nos cárceres públicos do Estado, já em outros casos mais simples, na visão dos julgadores, mandavam castigar os réus como medida corretiva pelo erro. Para os apóstolos, saíram daquele lugar regozijados por terem sofrido por Cristo Jesus.

MANDARAM QUE NÃO FALASSEM. Para os réus, no caso dos apóstolos do Senhor Jesus, os membros do Sinédrio emitiram uma ordem expressa, que a partir daquele momento eles não mais pregassem o evangelho das boas novas de Cristo. Essa tinha sido a causa pela qual os apóstolos haviam sido presos, porque estavam pregando a palavra de Deus. Essa investida dos inimigos do reino de Deus era terrível e maligna.

NO NOME DE JESUS. Eis a questão central dos líderes do judaísmo contra os líderes da igreja primitiva. Todas as autoridades dos judeus, tanto as autoridades políticas como religiosas foram culpadas pela morte injusta de Jesus, o Cristo, e, portanto, queriam apagar de vez com o nome de Jesus de Nazaré. Só que, para os apóstolos, negar o nome de Jesus era negar tudo que envolvia o plano da salvação e da redenção da humanidade. Jesus quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados.

E OS DEIXARAM IR. Aprendemos com tudo isso que, ninguém pode impedir os planos de Deus, nem mesmo aqueles que aqui na terra se acham grandes e poderosos. Mais uma vez, os apóstolos de Cristo estavam libertos para cumprirem a missão de levar o evangelho da libertação para o povo. Deus estava agindo poderosamente pelo Espírito Santo para que o cristianismo se tornasse um movimento forte e poderoso na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...