sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Atos 7:5

Atos 7:5 - E não lhe deu nela herança, nem ainda o espaço de um pé; mas prometeu que lhe daria a posse dela, e depois dele, à sua descendência, não tendo ele ainda filho.
E NÃO LHE DEU NELA HERANÇA. Até o versículo anterior, Estêvão fez uma pequena introdução do seu sermão, sobre a importante chamada de Deus para a vida de Abraão, ele que era para os hebreus uma das mais importantes personagens daquela nação. A partir de agora, o pregador começa a criar o corpo principal de sua mensagem, o que chamamos de desenvolvimento da pregação. Essa longa pregação de Estêvão tinha como objetivo, no final, apresentar o Senhor Jesus como conclusão.

NEM AINDA ESPAÇO DE UM PÉ. Deus estava lapidando o seu amigo Abrão para fazer dele um verdadeiro adorador. Tirou Abraão de Ur dos Caldeus, e o trouxe para Harã, em Harã, tirou seu pai, que era o chefe da família, e depois transportou Abraão para a terra de Canaã. Já na terra da promessa, Deus manteve Abraão como peregrino, para que o patriarca aprendesse a depender completamente do Deus das provisões.

MAS PROMETEU. Em Canaã, Deus fez várias promessas ao patriarca Abraão, ensinando a ele a confiar inteiramente do seu Deus, como o Deus da fidelidade, o Deus que promete, mais que tem a capacidade de cumprir sua palavra. A história subsequente mostra que, todas quantas promessas Deus fez ao seu amigo Abraão, no seu tempo, Ele cumpriu. Existe o tempo de Deus fazer a promessa e o de cumpri-la.

QUE LHE DARIA A POSSE DELA. Neste momento, na vida de Abraão, Deus estava trabalhando a sua fé, porque a fé é o seguinte: Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Com isso, entendemos que Abraão tomou posse da promessa pela fé, mesmo ainda não vendo o cumprimento dela, por isso que ele é classificado como o nosso pai na fé.

DEPOIS DELE. A fé não é pelo que se vê, mas ela é o fundamento das coisas que se espera, não vemos como os nossos olhos a nova Jerusalém celestial, onde nós iremos morar na eternidade com Cristo, mas já tomamos posse dele pela nossa fé na promessa de Cristo. Abraão, mesmo não tendo um palmo de terra em Canaã, mas foi fortalecido na fé, tendo a convicção de que, Deus era fiel para cumprir suas promessas.

À SUA DESCENDÊNCIA. Abraão se tornou um homem riquíssimo, porem, Deus não permitiu que ele se tornasse um latifundiário na terra da promessa, porque no futuro, Deus queria dar de graça toda aquela Terra de Canaã para os descendentes do seu amigo Abraão. Os planos de Deus não se entendem pela lógica humana, mas no final das contas, aprendemos que os seus desígnios são todos fieis, porque se cumprem.

NÃO TENDO ELE AINDA FILHO. Mas, como que Deus iria dar toda a terra de Canaã aos descendentes de Abraão, se o patriarca ainda não tinha um filho legítimo, com sua esposa Sara, que por sinal era estéril? Quem conhece a linda história de Abraão sabe de como Deus fez um grande milagre, um feito sobrenatural para dar um filho a Abraão de sua legítima esposa Sara. Como também descobrimos que a existência da nação de Israel, foi um milagre da parte de Deus, em cumprimento de sua promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...