quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Atos 6:15

Atos 6:15 – Então, todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.
ENTÃO, TODOS. Percebe-se que todos aqueles que não tinham seus corações voltados para a vontade de Deus, comungavam de comum acordo em se levantarem contra o reino de Cristo, bem como contra todos aqueles que defendessem a nova dispensação da graça de Deus por meio de Cristo Jesus. O diabo com os seus demônios, representando o império do mal e das trevas, juntavam todas as suas forças para influenciarem os seres humanos maus, para investirem contra o reino de Cristo Jesus.

OS QUE ESTAVAM ASSENTADOS. Era como se tudo já estivesse preparado pelos homens possessos pelos demônios, em que de um lado, o diabo usava os líderes da seita dos libertinos para prenderem a Estêvão, o humilhando publicamente pelas ruas de Jerusalém. E que do outro lado, as autoridades dos judeus se preparavam para praticarem mais uma injustiça contra um homem que não fez nada de errado.

NO CONSELHO. Este conselho era composto pela cúpula ou elite religiosa, política e social dos hebreus, o que também pode ser chamado de Sinédrio, como Tribunal de Justiça dos judeus. Não se sabe em quanto e quanto tempo este conselho se reunia para deliberarem sobre as questões de julgamentos em Jerusalém. Mas, sempre que necessário, o presidente, que era o sumo sacerdote, fazia convocações extraordinárias.

FIXANDO OS OLHOS. Trouxeram então, mais um caso de ordem social e religiosa para que os membros do Sinédrio julgassem. Estêvão nem merecia estar como réu diante do conselho, porque não estava fazendo nada de errado. Porem, as autoridades do conselho estavam todos observando o que Estêvão tinha a dizer em sua defesa, mas, algo diferente estava sendo visto pelos membros do Sinédrio naquele homem simples.

NELE. Geralmente, os réus se apresentavam com um semblante triste, porque depois de serem ouvidos, sabiam que uma decisão teria que ser tomada pelos membros do Sinédrio, que na maioria dos casos, eram decisões negativas de condenação. Todavia, o aspecto do semblante de Estêvão não estava abatido nem tristonho, porque havia algo diferente em seu rosto, que chamava a atenção dos seus algozes julgadores. Aquele não era um réu comum, mais ali estava um homem de Deus, servo de Cristo.

VIRAM SEU ROSTO. O que estava acontecendo com o rosto de Estêvão, é bem provável de que fosse semelhante ao rosto de Moisés, como está escrito em Êxodo 34:30 - Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. A glória de Deus baixou sobre a vida de Estêvão, ao ponto de até mesmo os incrédulos perceberem isto nele.

COMO ROSTO DE UM ANJO. Os anjos de Deus são seres espirituais poderosos, e não carnais, que estão diretamente ligados ao trono de Deus, mais que também estão a serviço dos que hão de herdarem a salvação (Hebreus 1:14). Não há dúvida que ver um anjo não é a mesma coisa de contemplar um ser humano, até porque os anjos de Deus são iluminados pela glória do Senhor, enquanto que os filhos dos homens estão em estado inferior, por conta do pecado. Mas Estêvão estava parecendo com um anjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...