sábado, 17 de agosto de 2019

Atos 4:34

Atos 4:34 - Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
NÃO HAVIA, POIS ENTRE ELES. Neste tempo, conforme ficamos sabendo neste versículo da palavra de Deus, a igreja primitiva vivia de fato a prática do segundo mandamento da lei de Cristo que era o amor fraternal. Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. O primeiro mandamento da lei de Cristo até certo ponto se cumpre nos dias de hoje, mas este segundo mandamento está em crise.

NECESSITADO ALGUM. Todos os que se convertiam ao cristianismo não buscavam riquezas matérias, porem, os irmãos se contentavam com as coisas básicas do dia a dia. Os recursos que entravam no tesouro da igreja, doados pelos que tinham melhores condições eram repartidos com todos, de forma que, ninguém passava nenhum tipo de necessidade. A fragrância predominante era a do amor fraternal.

PORQUE TODOS OS QUE POSSUÍAM. A realidade é que, o Senhor Jesus quando esteve entre os seus amigos e seguidores ensinou com sua própria vida que não se deve juntar tesouro nesta terra, onde os ladrões veem e roubam, mas que se deve juntar tesouros no céu. Não há dúvida, que os apóstolos também pregavam sobre o desapego as coisas materiais, para se buscar o reino de Deus como prioridade.

HERDADES OU CASAS. Não somente pessoas mais pobres da sociedade se convertiam ao cristianismo, mas também pessoas que possuíam casas e bens deste mundo. Além do mais, quando alguém busca o reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça, Cristo garantiu que as demais coisas nos são acrescentadas. Portanto, Deus estava abençoando o seu povo com toda sorte de bens, conforme sua promessa feita.

VENDENDO-AS. Essa colocação feita pelo escritor do livro de Atos nos faz saber que as atividades econômicas dos irmãos que tinham mais condições financeiras continuavam normais, e que os comerciantes de propriedades ou de imóveis não mudou em nada. Naquela época não havia emprego, mas cada um tinha a sua própria atividade econômica em vender alguma coisa ou comprar, isso era normal para aquela época.

TRAZIAM O PREÇO DO QUE FORA VENDIDO. Não há dúvida que naquele tempo, as finanças da igreja funcionavam como está escrito em 2 Coríntios 9:7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. Neste caso, não se trata do dízimo, como acontecia no tempo da lei de Moisés, pois a igreja não era obrigada a cumprir a lei.

E O DEPOSITAVAM AOS PÉS DOS APÓSTOLOS. Depois, com o passar do tempo, e com o crescimento da comunidade cristã, surgiu à necessidade de criar os departamentos responsáveis por cada responsabilidade. Porem, de início, eram os apóstolos quem cuidavam de administrar os recursos que entravam no tesouro da igreja. Assim como Jesus, que não tinha onde reclinar a cabeça, os apóstolos não ficavam para si o dinheiro das doações, mas eles administravam tais recursos para os que precisavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...