quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Atos 6:2

Atos 6:2 - E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
E OS DOZE. Uma coisa que nos chama a atenção era a união e a unidade do grupo apostólico, em que estavam todos engajados na obra de Cristo, fazendo o que fosse possível para que a igreja do Senhor Jesus se organizasse cada vez mais. Uma das primeiras providências do Senhor Jesus, no exercício do seu ministério foi formar um colegiado, uma equipe coesa para tomar decisões democráticas. O que os apóstolos estavam fazendo neste momento, era o que deveria acontecer entre Cristo e eles.

CONVOCANDO A MULTIDÃO. Na escolha de Matias para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, não foi diferente, Atos 1:15 - E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse. Agora, para a escolha dos diáconos, houve uma convocação geral da igreja de Cristo no sentido de que, todos, democraticamente pudessem opinar sobre os nomes deles.

DOS DISCÍPULOS. Neste caso, “discípulos” eram todos aqueles que se convertiam de verdade para o reino de Deus, crendo no de Cristo Jesus, como sendo o Messias de Deus e que estavam decididamente convictos de seguirem os ensinos do evangelho de Cristo, o Filho de Deus. No caso dos judeus, se tornar discípulo de Cristo era romper definitivamente com o tradicional judaísmo para seguir o cristianismo de verdade.

DISSERAM: NÃO É RAZOÁVEL. No caso da escolha de Matias para tomar o lugar deixado por Judas Iscariotes, os apóstolos estavam mantendo a estrutura ministerial deixada por Cristo, que era os doze apóstolos. Mas, neste caso, da consagração dos diáconos, os apóstolos estavam organizando o novo ministério, dada a necessidade da igreja, pelo crescimento e desenvolvimento do cristianismo fundado por Cristo Jesus. Os apóstolos não estavam dando conta das demandas e dos serviços da igreja.

QUE NÓS DEIXEMOS. Os apóstolos estavam inteiramente envolvidos com as atividades de evangelização, levando as boas novas de Cristo para aqueles pessoas que ainda não conheciam o Senhor Jesus, também estavam sendo usados pelo Espírito Santo para a realização de milagres, o que era recorrente nos tempos deles, e isso fica explícito neste livro, e por fim, com o ensino e o discipulado para a igreja de Cristo.

A PALAVRA DE DEUS. Neste momento, não sabemos quanto do material do Novo Testamento já estava escrito, mas é provável que os apóstolos se utilizassem dos ensinos transmitidos pelo Senhor Jesus, para de forma oral pregarem o palavra de Deus. Este foi um momento importante na história da igreja, porque as lideranças do cristianismo foram desenvolvendo o corpo doutrinário do que passou a prevalecer.

E SIRVAMOS ÀS MESAS. Não era que os apóstolos se recusassem a servir a igreja de Cristo, o foto é que eles não estavam dando conta das atividades que eram muitas sob suas responsabilidades. Essa expressão registrada por Lucas em seu livro, nos faz perceber que, neste momento da igreja primitiva, a Ceia do Senhor não era apenas um diminuto pedaço de pão, mas tudo indica que a Ceia na igreja era um completo jantar em comunidade, em que todos podiam comer a vontade como em uma festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...