quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Atos 6:3-4

Atos 6:3-4 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
ESCOLHEI, POIS, IRMÃOS, DENTRE VÓS. O grupo apostólico poderia entre si escolher estes sete homens para serem consagrados para o diaconato, mas, o que eles fizeram? Democraticamente, deram a igreja o direito de escolher quem seria escolhido para exercer este importante serviço em favor da própria igreja. Nos dias de hoje, não se pratica mais este ato democrática para a escolha do ministério, porem, o que tem prevalecido é, na maioria das vezes, é escolhas por interesses outros dos líderes.

SETE HOMENS DE BOA REPUTAÇÃO. O que os apóstolos solicitaram da igreja de Cristo era de que seguissem um parâmetro, que estava de acordo com os critérios de um verdadeiro cristianismo. Homens de boa reputação foi uma exigência, porque se pressupõe que aqueles que fazem parte do ministério sejam pessoas de um bom testemunho dentro da comunidade cristã, mas também no meio da sociedade.

CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E SABEDORIA. O fato de ser alguém cheio do Espírito Santo, isso era fundamental, uma vez que, somente um homem verdadeiramente convertido de verdade pode ser cheio do Espírito Santo. Depois, aquele que deveria ser indicado como diácono da igreja teria que ser uma pessoa sábia nas coisas de Deus, inteligente para servir com amor a igreja de Cristo, cheio do conhecimento da palavra.

AOS QUAIS CONSTITUAMOS. Quando Cristo ainda estava fisicamente entre os apóstolos ele era o líder principal do colegiado. Depois da assunção do Senhor Jesus aos céus, agora, os apóstolos ocuparam posições privilegiadas perante a igreja. Todavia, já neste momento surge a necessidade de expansão do ministério, com a consagração de diáconos. Neste momento, o ministério se fortalecia perante a igreja.

SOBRE ESTE IMPORTANTE NEGÓCIO. Sobre que negócio se refere à colocação desta frase? A palavra “diácono” é derivada de serviço, portanto, os diáconos foram consagrados, neste momento histórico da igreja de Cristo, para servirem ao povo de Deus. Os apóstolos deixam bem claro que, as atividades de um diácono na igreja de Cristo tem uma importância muito grande. Quem serve a igreja, serve a Cristo Jesus.

MAS NÓS PERSEVERAREMOS NA ORAÇÃO. Os apóstolos reconheciam que precisavam se dedicar mais a oração para receberem de Deus orientações significativas, no sentido de fazerem a obra de Deus pela vontade soberana do Criador. O Senhor Jesus demonstrou a importância da oração para comunhão com Deus, e os apóstolos deixam transparecer isso também, para que vivamos uma vida de oração para com Deus.

E NO MINISTÉRIO DA PALAVRA. A dedicação na ministração da palavra de Deus deve ser uma das colunas fundamentais na vida de um ministro do reino de Deus. A igreja precisa se alimentar da palavra de Deus, porque a alma do ser humano só se alimenta da luz, que é em essência a palavra de Deus. Portanto, todo aquele que é escolhido como ministro do evangelho precisa gastar tempo no preparo, no estudo e na pesquisa das Sagradas Escrituras para ministrarem bem e corretamente a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...