terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:38

Atos 5:38 - E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará.
E AGORA DIGO-VOS. Há, portanto, várias conjecturas sobre esta importante intervenção da parte de Gamaliel em favor dos apóstolos. De fato, Deus estava se utilizado dele para dar um grande livramento aos líderes da igreja, porque estes homens eram muito importantes para a continuidade do cristianismo. Por outro lado, podemos também pensar que Gamaliel estava com medo das consequências que viriam depois que eles matassem doze homens de uma só vez, isso era muito grave.

DAI DE MÃO. Essa expressão usada por Gamaliel era de que os demais membros do Sinédrio se desarmassem, no sentido de não praticarem nenhum mal contra os apóstolos de Cristo, mas que os deixassem ir para seus lares ou afazeres, porque eles não eram culpados de nenhum crime, conforme as leis políticas ou religiosas dos judeus. Na opinião de Gamaliel a melhor coisa que eles deveriam fazer era soltá-los.

A ESTES HOMENS. Estes homens eram eles, Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão selote e Matias que substituiu a Judas Iscariotes, aquele que traiu ao Senhor Jesus, o vendendo por trinta moedas de prata aos sacerdotes. Estes eram os apóstolos de Cristo, que neste momento lideravam o novo movimento do cristianismo, com a obra de Deus na terra.

E DEIXAI-OS. A previsão de Gamaliel era de que o resultado deste movimento feito pelos apóstolos de Cristo terminaria da mesma forma que ocorreu com os seguidores de Teudas, que foram todos dispersos depois que ele foi morto, bem como com o que ocorreu com os seguidores de Judas, o galileu. Como o líder que era Cristo já havia morrido também, então, no pensamento de Gamaliel, esse movimento não teria procedimento. O conselho de Gamaliel era que os apóstolos fossem todos soltos.

PORQUE, SE ESTE CONSELHO. O movimento do cristianismo em seus começos, agora, sob a liderança dos apóstolos foi chamado de conselho, porque na visão de Gamaliel, as atividades dos apóstolos não passavam de uma ideia apenas. Havia uma diferença do movimento do cristianismo para as revoltas de Teudas e de Judas, o galileu, eles que se revoltaram contra as autoridades de Roma, já o cristianismo era pacífico.

OU OBRA. Apesar de o movimento em torno da fé cristã já ser bastante conhecido em todo o país de Israel, mas este Gamaliel, que era membro do Sinédrio não conhecia bem o cristianismo, é tanto que ele não sabe dizer se era um conselho ou obra. Já para os líderes do cristianismo eles estavam fazendo uma grande obra, e a prova disto é que até hoje existe a igreja de Cristo, e hoje mais forte do que nunca em sua história.

É DE HOMENS SE DESFARÁ. Certamente, Gamaliel faz uma comparação entre a revolta encabeçada por Teudas, que terminou em nada, bem como com o movimento revolucionário de Judas, o galileu, que ficou apenas restrito a Galileia. Não somente estes levantes terminaram em nada, porem, muitos outros que não foram citados por Gamaliel e por Lucas, o escritor deste livro. Os projetos dos homens não vão avante nem prosperam. No entanto, esta obra que os apóstolos faziam não era de homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...