terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atos 7:40

Atos 7:40 - Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.
DIZENDO A ARÃO. Este Arão era irmão de Moisés, mas que não tinha as mesmas convicções de fá que Moisés, e a prova disto é que, neste momento da história do povo de Israel cedeu as pressões do povo, e fez conforme os costumes que os filhos de Israel aprenderam no Egito. Enquanto Moisés era o líder maior do povo Judeu, ele era o sumo sacerdote, que deveria guiar o povo conforme a vontade do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Enquanto Moisés estava no monte, ele deveria cuidar do povo.

FAZE-NOS DEUSES. Êxodo 32:1 - Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. Desde o patriarca Abraão, que se tornara amigo de Deus, que os filhos de Israel aprenderam a seguir a fé monoteísta e não o politeísmo.

QUE VÃO ADIANTE DE NÓS. Desviados do verdadeiro Deus, o povo judeu desejava ser guiado pelas falsas divindades dos pagãos, os egípcios. Êxodo 32:23 - E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito. Nesta passagem bíblica fica bem claro que, os idólatras não são guiados pelo Deus verdadeiro.

PORQUE A ESTE MOISÉS. Quanta ingratidão do povo contra o servo de Deus, Moisés, porque neste momento Moisés estava ha muitos dias sem comer e sem beber água, em cima de um monte frio e com tempestades de ventos fortes. Enquanto isso, em baixo, o seu povo cogitava em trair a fidelidade de Moisés. Não foi diferente com Cristo Jesus, Ele que, com a melhor das intenções sofreu pelo povo que o rejeitaram. O evangelho diz que, João 1:11 – Veio para o que era seu, e os seus o rejeitaram.

QUE NOS TIROU. Êxodo 12:37-38 - Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos. E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado. O que houve foi uma verdadeira libertação, em que Deus cumpria a sua promessa feita a Abraão, de um dia libertar os seus descendentes da escravidão.

DA TERRA DO EGITO. O Egito deveria ter servido de um estágio para os filhos de Israel aprenderem a depender somente do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, uma vez que, no Egito, os judeus sofreram tudo de ruim que se possa imaginar, porem, não aprenderam a lição de casa. Na realidade, os judeus foram terrivelmente massacrados como escravos no Egito, vindo a ser libertos por Deus da casa da servidão.

NÃO SABEMOS O QUE LHE ACONTECEU. O fato é que, quase quarenta dias já havia se passado desde que Moisés teria subido ao cume do monte Sinai para receber de Deus a sua legislação. Como o povo judeu era obstinado, e as Escrituras falam exatamente disto, então, os filhos de Israel ficaram inquietos, não sabendo o que de fato havia acontecido com o líder Moisés. Assim sendo, o povo colocou para fora o que estava no coração de cada um deles, que era a tendência a serem profanos e idólatras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...