terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:32-33

Atos 5:32-33 - E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS. Os líderes religiosos dos judeus queriam apagar tudo que aconteceu entre eles e um homem chamado Jesus de Nazaré, porque eles sabiam da injustiça que tinham praticado contra um homem bom, que só fez o bem a todos. Porem, os apóstolos de Cristo não podiam negar os fatos ocorridos recentemente, até porque o Senhor Jesus tinham sido tudo para a vida de todos eles, que antes não eram ninguém da sociedade, mas que agora eram líderes da igreja e do cristianismo.

ACERCA DESTAS PALAVRAS. A ressurreição de Cristo de entre os mortos passou a ser uma das bandeiras principais do cristianismo, porque trazia consigo a mudança de conceitos obscuros quanto à existência da alma após a morte física. Nem mesmo os judeus mais ortodoxos acreditavam na salvação e vida eterna. Além de que, a ressurreição de Cristo ensina sobre sua exaltação a destra de Deus nos mais altos céus.

NÓS E TAMBÉM O ESPÍRITO SANTO. E Pedro agora, toca em um ponto chave e fundamental da nova dispensação que era a presença forte e poderosa do Espírito Santo com a igreja e com os apóstolos de Cristo. A vinda do Espírito Santo, conforme a promessa de Deus e de Cristo, foi a força motivadora e sustentadora da continuidade da obra de Cristo sobre a terra, isso mediante a igreja remida de Cristo Jesus, o Senhor.

QUE DEUS DEU AQUELES QUE LHE OBEDECEM. A chegada em plenitude do Espírito de Deus para a igreja a partir do dia de Pentecostes foi um presente valiosíssimo de Deus para o seu novo Israel, a igreja amada de Cristo. A partir de então, todos aqueles que se enquadram nos planos do Criador de todas as coisas, recebendo a mensagem do evangelho de Cristo e crendo no Senhor Jesus recebe o Espírito Santo em sua vida.

E, OUVINDO ELES ISTO. As palavras de Pedro caíram como uma bomba na consciência dos membros do Sinédrio, principalmente o foto de que os apóstolos estavam testemunhando de que, os líderes religiosos dos judeus foram culpados pela prisão, pelo julgamento e crucificação e morte de Jesus Cristo. O que Pedro estava falando em nome do grupo apostólico era uma verdade inegável, e eles sabiam muito bem disto.

SE ENFURECIAM. As palavras de Pedro deveriam ter provocado um grande arrependimento no coração dos membros do Sinédrio, porque eles foram culpados de uma grande injustiça contra o Filho de Deus. Mas como eles estavam com a consciência morta, não foram tomados nem de remorso pela injustiça praticada, pelo contrário, como eram instrumentos do diabo com os seus demônios ficaram com raiva.

E DELIBERARAM MATÁ-LOS. Quase todos os membros do Sinédrio se tornaram possessos naquele momento e queriam cumprir a vontade do diabo que é um assassino (João 10:10). Como sempre, o conselho do Sinédrio tomou uma decisão, que não eram correta, e que poderiam trazer grandes prejuízos para o cristianismo. Se eles tivessem executado o plano desde conselho, não sabemos como seria o resultado do cristianismo de agora em diante. Mas Deus estava no controle de tudo como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...