sábado, 31 de agosto de 2019

Atos 8:16-17

Atos 8:16-17 - (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
PORQUE SOBRE NENHUM DELES. Não temos como saber sobre este mistério, do fato que os cristãos de Samaria não estavam recebendo a plenitude do Espírito Santo de Deus para suas vidas. O problema não estava no pregador do evangelho naquela cidade, uma vez que, Filipe era um homem cheio do Espírito Santo e de poder. Apesar de que alguns dizem que Filipe não havia ainda pregado sobre o Espírito Santo. Acima de tudo, precisamos crer que essa era a vontade de Deus, o que prevalecia.

TINHA AINDA DESCIDO. A promessa antiga era o derramamento, Joel 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Jesus também prometeu enviar do céu o Espírito Santo de Deus, quando ele fosse para estar assentado a destra de Deus. O Espírito Santo vem direto de Deus do céu para a terra.

MAS SOMENTE ERAM BATIZADOS. Os judeus praticavam o rito de purificação dos prosélitos, quando alguém se convertia ao tradicional judaísmo. Mas, o batismo cristão teve seu começo ainda com João Batista, o precursor do Messias de Deus. O batismo cristão é uma ordenança para a igreja do Senhor Jesus e simboliza o ato de arrependimento, como demonstração que o servo de Cristo morreu para o mundo.

EM NOME DO SENHOR JESUS. Há muitas polêmicas sobre o que é dito aqui, porque alguns defendem que o batismo cristão deve ser somente em nome de Jesus, e não conforme a formula ensinada por Cristo em Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Porem, é preciso dizer que essa colocação corresponde ao que cristo ensinou.

ENTÃO LHES IMPUSERAM AS MÃOS. A imposição das mãos era uma tradição do judaísmo, bem como das demais religiões mais antigas bambem. Essa tradição passou a ser adotada pelos líderes do cristianismo porque era comprovado que este método funcionava de verdade. Quem não tem a fé necessária no sobrenatural precisa de um incentivo natural para receber o seu milagre, por isso, a razão da imposição de mãos.

E RECEBERAM. A imposição das mãos dos apóstolos Pedro e João sobre os novos convertidos fez com que houvesse a transmissão de virtudes, em que a fé dos irmãos foi acrescentada e receberam o cumprimento da promessa. Não existe vida cristã autêntica sem a presença do Espírito Santo, de forma que, se faz necessário que todo cristão verdadeiro tenha a presença forte do Espírito Santo de Deus em sua vida diária.

O ESPÍRITO SANTO. Ainda quando estava na terra entre os seus apóstolos Jesus deu a entender que o Espírito Santo viria, depois de sua ascensão aos céus, justamente para dar continuidade a sua obra com a igreja. João 16:7 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. Portanto, a presença do Espírito Santo em nossas vidas representa a presença de Cristo conosco, sua presença é indispensável em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...