quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Atos 7:51

Atos 7:51 - Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
HOMENS. Talvez Estêvão tivesse em mente o que Deus falou para Moisés, em Êxodo 32:7,9-10 - Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido. Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação. Foi só Moisés se afastar um pouco e os judeus colocaram para fora, aquilo que estava no coração.

DE DURA CERVIZ. Essa era uma metáfora utilizada pelos hebreus para falar a respeito dos atos contínuos de rebelião daqueles que não queria compromisso de fidelidade com a lei de Moisés. Essa colocação também fala sobre aqueles que serviam a Deus, mas não com um coração verdadeiro, porem, com falsidade, porque eram religiosos aos olhos dos homens, mas no fundo da alma, não estavam nem ai para a lei de Deus.

E INCIRCUNCISOS. Para os judeus, ser incircunciso era ser um pagão, ou alguém que não fazia parte das alianças de Deus. No pensamento dos seguidores do judaísmo, ser um incircunciso era ser excomungado da comunidade de Israel, negando assim a sua própria raça, sangue ou nacionalidade. Estêvão, neste momento estava chamando os seus acusadores de pessoas hipócritas que não praticavam as leis do judaísmo.

DE CORAÇÃO E OUVIDOS. Realmente, naquele momento da história religiosa do povo judeu, os hebreus estavam completamente fora dos planos de Deus, e a prova maior disto é que viram com os próprios olhos e ouviram com os próprios ouvidos o Messias de Deus, Jesus Cristo, mas a incredulidade de seus corações o fizera rejeitar o Filho de Deus, Jesus de Nazaré. No fundo, no fundo, os judeus não estavam nem aí para a legislação de Moisés, nem muito menos se preocupavam em fazer a vontade de Deus.

VÓS SEMPRE RESISTIS. Essa resistência dos judeus ao Espírito Santo, teve como resultado, que os seguidores do judaísmo negaram a Cristo, conforme aprendemos em João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. O sentimento de rebelião prevaleceu, porque os líderes religiosos e políticos dos judeus estavam mais preocupados com os seus próprios interesses do que realizarem a vontade de Deus.

AO ESPÍRITO SANTO. Quem resiste ao Espírito Santo, não se converte jamais dos seus próprios erros, porque é o Espírito de Deus quem convence o homem dos seus pecados. João 16:8-11 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Quem resiste ao trabalho do Espírito Santo, não tem como nascer de novo.

ASSIM VÓS SOIS COMO VOSSOS PAIS. Para que os invejosos trouxessem a Estêvão até o conselho do Sinédrio, eles forjaram falsas testemunhas, que com mentiras levantaram falso testemunho contra o servo de Deus. No entanto, agora, o diácono Estêvão endurece o seu discurso contra os seus acusadores, bem como contra os próprios membros do Sinédrio, porque eles estavam agindo com hipocrisia religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...