terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atos 7:35

Atos 7:35 - A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.
A ESTE MOISÉS. Estêvão usou de inteligência ao mencionar em seu sermão o grande líder dos hebreus, Moisés, porque os seus ouvintes, supostamente tinham grande respeito pela personagem de Moisés. Essa pregação de Estêvão deve ter sido bastante extensa, mais tinha como pano de fundo seus objetivos bem definidos que era mostrar para seus ouvintes a pessoa bendita de Cristo Jesus. Moisés exerceu um grande ministério diante de Deus e em defesa do povo, que só foi superado por Cristo Jesus.

AL QUAL HAVIAM NEGADO. Neste caso, Moisés era um exemplo típico em que se pode ser comparado com o caso de Cristo Jesus, o Messias de Deus. Quando Moisés completou seus quarenta anos, tentou se apresentar aos filhos de Israel como o libertador do seu povo, mas foi rejeitado ou negado. Essa é uma tipologia de Cristo, que veio para os que eram seus e os seus não o receberam. Isso era um grande alerta.

DIZENDO: QUEM TE CONSTITUIU. Mais uma vez, Estêvão faz a citação do que está registrado em Êxodo 2:14 - O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto. Agora, todos sabiam que Moisés foi constituído por Deus como libertador do seu povo, assim como Cristo Jesus também.

PRÍNCIPE E JUIZ? Na realidade, Moisés era um príncipe no país do Egito, porque por providência de Deus ele se tornara filho da filha de Faraó, e por direito seria rei sobre aquela nação no futuro. Mas o hebreu que questionou a Moisés, não aceitava que ele fosse príncipe sobre os judeus. Quando a ser juiz, isso fala sobre aquele que julga a causa da sociedade, e neste caso, Moisés estava tentando ajudar e não julgar o caso.

A ESTE ENVIOU DEUS. O tamanho da missão que Moisés teria que executar no Egito, no tocante a libertação dos judeus, só seria possível de realizar se fosse com a aprovação e determinação direta de Deus. Muito mais é dito sobre a missão redentora de Cristo Jesus, Ele foi enviado de Deus, João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Estêvão estava preparando o ambiente justamente para falar de Cristo.

COMO PRÍNCIPE E LIBERTADOR. Na verdade, Moisés se torara príncipe, por providência de Deus, desde os seus primeiros anos de vida. Mas, neste caso do nosso texto em foco, Estêvão estava destacando a pessoa de Moisés como uma das maiores lideranças do povo judeu. Já no que diz respeito a Moisés como libertador, isso nos fala a respeito da missão de libertação dos hebreus do Egito por meio do líder Moisés.

PELA MÃO DO ANJO QUE LHE APARECEU NA SARÇA. Essa passagem do Velho Testamento se encontra registrada em Êxodo 3:2 - E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Muitos comentaristas bíblicos defendem que este “anjo do Senhor” que apareceu a Moisés era o Cristo eterno de Deus, na história dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...