sábado, 17 de agosto de 2019

Atos 4:37

Atos 4:37 - Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
POSSUINDO. Não se sabe como que Barnabé tinha essa propriedade, uma vez que, sendo ele levita, de acordo com a lei de Moisés, não poderia possuir nenhuma porção de terra. Com a entrada dos filhos de Israel na terra de Canaã, todas as demais tribos tiveram direito a herdarem terra em Canaã, menos à tribo de Levi. De fato eles herdaram dezenas de cidades onde poderiam conviver com suas famílias, porem, não possuíam propriedades, isso por determinação da legislação de Moisés.

UMA HERDADE. Há quem diga que, ha muitos anos que Barnabé tinha renunciado suas funções religiosas com o judaísmo, passando a ser um homem de negócios, comprando e vendendo imóveis. O fato é que Barnabé possuía uma propriedade, ou campo, como dizem algumas versões bíblicas, e isso por conta de suas atividades financeiras, o que era difícil, porque os judeus pagavam altas taxas de impostos.

VENDEU-A. É notório dentro da história do cristianismo que Barnabé passou a ser um missionário a serviço do reino de Deus. Tudo indica que ele tendo se convertido de verdade, decidiu vender esta sua porção de terra para se dedicar inteiramente ao serviço do reino de Deus. Portanto, como ele pretendia viver fazendo missões, não tinha sentido deixar uma propriedade sendo cuidada por outros ou até abandonada.

E TROUXE O PREÇO. Essa expressão diz que Barnabé trouxe todo o dinheiro da venda de sua herdade e entregou aos apóstolos para que fosse distribuído com os que mais precisavam naquele momento. Para os verdadeiros servos de Cristo, nos começos do cristianismo, o mais importante era à volta do Senhor Jesus e a obra de Deus, e não as coisas matérias. Barnabé queria mesmo era se dedicar ao serviço do reino de Deus. Os que têm entrado pelo caminho de mercenários deveriam aprender essa lição de vida.

E O DEPOSITOU. Os historiadores do cristianismo defendem que a igreja estava passando por uma crise financeira terrível, em que faltavam até mesmo as coisas mais necessárias para a sobrevivência dos que faziam parte da comunidade cristã. Barnabé vendo aquela situação, não pensou duas vezes, mas de firme propósito vendeu sua herdade e levou todo o dinheiro da venda e entregou aos apóstolos de Cristo Jesus.

AOS PÉS. Essa colocação feita pelo Dr. Lucas, escritor do livro de Atos dos Apóstolos era a mesma coisas que dizer: Nas mãos dos Apóstolos. Essa expressão para o tempo em que foi escrito este livro era a mesma coisa que dizer: Foi feita a transferência de tal patrimônio de forma legal ou foi feita essa doação de forma voluntária e de bom grado. Com isso, entende-se que Barnabé estava fazendo sua doação de todo coração.

DOS APÓSTOLOS. Nos primeiros momentos, quando ainda havia como ter controle sobre todas as coisas, principalmente sobre a tesouraria da comunidade cristã, eram os apóstolos quem administravam os fundos sociais da igreja. Porem, não demorou muito, e o número dos que criam aumentou tanto, que essa responsabilidade passou para as mãos dos diáconos, e isso pode ser visto a partir do capítulo seis deste livro. Mas, por enquanto, os apóstolos quem cuidavam da distribuição das doações feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...