quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Atos 6:6-7

Atos 6:6-7 - E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
E OS APRESENTARAM ANTE OS APÓSTOLOS. O texto fala a respeito dos sete homens de Deus que foram escolhidos pela igreja de Cristo para serem consagrados como diáconos, a fim de ficarem a serviço da comunidade cristã. A escolha foi feita pelos seguidores de Cristo, mas a consagração foi feita pelos apóstolos do Senhor Jesus. O que aconteceu dá também uma demonstração da autoridade dos líderes da igreja, uma vez que, neste momento da história da igreja, o apostolado era alo fundamental.

E ESTES, ORANDO, LHES IMPUSERAM AS MÃOS. Mais uma vez, o livro de Atos dos Apóstolos destaca a importância da oração para o ministério dos líderes da igreja primitiva, e podemos conjecturar que eles sempre estavam em oração. O ato da imposição das mãos dos apóstolos sobre os diáconos nos fala da ação de consagração, bem como da aprovação e apoio que os líderes cristãos estavam lhes dando agora.

E CRESCIA A PALAVRA DE DEUS. Não somente os apóstolos, mas também os diáconos, bem como todos aqueles que se agregaram a igreja de Cristo cuidavam em cumprir a comissão determinada por Cristo em Marcos 16:15 – Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Além de se enquadrar no que disse Jesus em (Atos 1:8), que fala dos servos de Cristo sendo suas testemunhas na pregação do evangelho.

E EM JERUSALÉM SE MULTIPLICAVA MUITO. João Batista exerceu seu ministério na Judeia, bem como Jesus concentrou grande parte de suas pregações em Jerusalém. Agora, depois da descida do Espírito Santo sobre a igreja de Cristo, se percebe que os pregadores estavam desempenhando suas atividades na capital de Israel. Portanto, Jerusalém sempre foi o centro do cristianismo de onde o evangelho saiu e se espalhou.

O NÚMERO DOS DISCÍPULOS. Nós que somos gentios convertidos ao cristianismo devemos muito aos judeus, porque foi de Israel que o evangelho se espalhou em todo o mundo. Se hoje a igreja existe em todas as partes do mundo, porem, não devemos nos esquecer que tudo teve seu nascedouro em Israel. Quando o texto fala sobre “discípulos” é porque o escritor se referia ao que obedeciam aos ensinos de Cristo.

E GRANDE PARTE DOS SACERDOTES. Neste caso, o autor deste livro nos fala a respeito daqueles que estavam envolvidos diretamente com o judaísmo, que se pode falar nos próprios membros da tribo de Levi, aqueles que estavam envolvidos com o louvor do templo, bem como dos sacerdotes comuns. Muitos dos sacerdotes também eram escribas, e estes sabiam pelas Escrituras que Cristo era o Messias de Deus, e Emanuel.

OBEDECIA À FÉ. João 12:42-43 - Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Neste momento, a igreja tinha uma tamanha influência na sociedade judaica, ao ponto de lideranças importantes de Israel reconhecerem que, a dispensação da graça de Deus, por meio de Cristo, era mais importante do que o tradicional judaísmo dos filhos de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...