terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:34-35

Atos 5:34-35 - Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos. E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens.
MAS, LEVANTANDO-SE NO CONSELHO UM CERTO FARISEU. Assim Como quase todos os membros do Sinédrio estavam sendo usados pelo diabo, Deus interveio por meio de um dos membros do conselho para defender a integridade dos seus servos os apóstolos. No conselho de Sinédrio, haviam sacerdotes, tendo como presidente o sumo sacerdote, saduceus, que eram os fazendeiros, como também os fariseus, que eram pessoas influentes da sociedade judaica. O conselho eram todos do Sinédrio.

CHAMADO GAMALIEL. Não temos muito o que dizer sobre este homem chamado Gamaliel, senão o que o Dr. Lucas fala neste passagem bíblica, além de dizer que ele também é citado por Paulo em Atos 22:3 - Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. Ele foi mestre de Paulo.

DOUTOR DA LEI, VENERADO POR TODO O POVO. Quando se diz que este Gamaliel era um doutor da lei, isso nos fala a respeito dos seus muitos conhecimentos sobre a legislação de Moisés, bem como ele era conhecido como alguém que era mestre de mestres. Já a expressão utilizada aqui pelo escritor de Atos, que diz que ele era venerado por todo o povo, isso nos fala sobre o respeito que os judeus tinham por ele.

MANDOU QUE POR UM POUCO LEVASSEM PARA FORA OS APÓSTOLOS. Esse era um costume dos membros do Sinédrio, que feitas as averiguações e a investigação dos réus, então, eles mandavam que retirassem os réus, a fim de tomarem as meditas necessárias como julgamento dos casos apresentados. Este foi um momento tenso para os apóstolos, porque eles sabiam que daquela reunião sairia o julgamento deles.

E DISSE-LHES: HOMENS ISRAELITAS, ACAUTELAI-VOS. Com a ausência dos réus, no caso os apóstolos, Gamaliel, que era um membro importante do conselho, se dirige com sabedoria aos seus pares do Sinédrio. O conselho de Gamaliel aos seus companheiros do Sinédrio foi fundamental para preservação da vida dos apóstolos, porque os demais membros do conselho queriam mesmo era matar os apóstolos.

A RESPEITO DO QUE HAVEIS DE FAZER. Gamaliel sabia que sua voz era apenas um eco sem ressonância, em meio a um turbilhão de raiva e ódio dos demais que componham o conselho do Sinédrio. O que ele não sabia era de que, Deus iria potencializar suas palavras, no sentido de que sua opinião fosse tão significativa naquele momento. Aprendemos que Deus tem seus instrumentos fora do quadrado e de nossa lógica.

A ESTES HOMENS. Para os juízes daquela Corte Suprema de Justiça, aqueles homens eram apenas réus, que mereciam a morte, por contrariarem os interesses das mais altas autoridades dos judeus. Mas para Deus, aqueles homens simples seriam instrumentos de seus planos para pregarem o evangelho aos judeus, bem como em muitas partes do mundo. Estes homens foram muito importantes para o cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...