segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atos 5:15

Atos 5:15 - De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
DE SORTE QUE. Deus estava em plena atividade para preservar a igreja de Cristo em dar continuidade à obra de Cristo neste mundo. A descida do Espírito Santo foi fundamental para que o cristianismo fosse cada vez mais crescendo e se desenvolvendo em Israel. Se os judeus e as autoridades romanas pensavam de que com a morte de Cristo tudo fosse acabar, no tocante a nova dispensação, já implantada pelo Filho de Deus, então, os inimigos de Deus estavam equivocados.

TRANSPORTAVAM OS ENFERMOS. O Espírito Santo estava enchendo de virtudes e de poder os líderes da igreja, de forma a horar aqueles que eram instrumentos da mão de Deus para ajudar aos sofredores da sociedade. É triste sabermos que os escândalos no meio cristão tem prejudicado a reputação dos representantes de Cristo. A igreja de hoje precisa de homens que seja instrumentos do bem social para glória do Cristo.

PARA AS RUAS. O fato é que, os judeus e as autoridades romanas perseguiam os líderes da igreja, e com isso, não era permitido se construir igrejas ou congregações onde os apóstolos realizassem as atividades da comunidade cristã. Assim sendo, os apóstolos tinham que evangelizar pelas ruas de Israel, e por onde eles passavam as pessoas eram expostas com seus problemas esperando receberem um milagre.

E OS PUNHAM EM LEITOS E EM CAMILHAS. A medicina naquele mesmo tempo era precária e não tinha médico, nem tratamento adequado, como se tem nos dias de hoje para cuidar da saúde da população. A cura recente do coxo de nascença, na porta formosa do templo de Jerusalém, gerou uma grande expectativa na sociedade judaica, no sentido das pessoas buscarem um milagre de cura para suas enfermidades.

PARA QUE AO MENOS A SOMBRA DE PEDRO. A intenção de Lucas, o escritor deste livro, não era produzir idolatria quanto à pessoa de Pedro. Mas, do outro lado, os que mais precisavam de uma cura divina, acreditavam de que, Pedro, assim como os demais apóstolos e líderes da igreja, estavam sendo verdadeiros instrumentos do Espírito Santo, para realizarem prodígios, isso pelo poder do nome de Jesus Cristo.

QUANDO ELE PASSASSE. Não que a sombra de Pedro tivesse qualquer poder para fazer milagre, mas essa era a crença de quem estava sofrendo muito de algum tipo de enfermidade, bem como dos seus familiares. Normalmente Pedro e seus companheiros de ministério andavam de rua em rua, de lugar em lugar pregando o evangelho do reino de Deus, e em nome de Cristo Jesus realizando grandes proezas.

COBRISSE ALGUNS DELES. Tudo que estava acontecendo era o cronograma das realizações de Deus, para que o cristianismo fosse se espalhando cada vez mais, ao ponto de a igreja se tornar forte entre o povo judeu. Os milagres, prodígios e sinais que paulatinamente iam acontecendo reforçava mais e mais a crença de que o cristianismo foi fundado por Cristo para nunca mais morrer. Percebe-se que o Espírito Santo por meio de suas ações produzia sistematicamente o crescimento da igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...