quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Atos 6:8

Atos 6:8 - E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
E ESTÊVÃO. Estêvão é um exemplo de cristão verdadeiro, que tinha em sua vida qualidades positivas, que devem ser imitadas por todos aqueles que confessam o nome de Cristo. Sua rápida história narrada neste livro nos inspira a guardar a nossa confissão de fé, mesmo que para isso, tenhamos que enfrentar o perigo e até se necessário à morte. Aprendemos também com essa narrativa sobre Estêvão o quanto as pessoas que são influenciadas pelo diabo são naus e terríveis em suas ações.

CHEIO. Pode-se dizer que á nesta colocação de Lucas, o escritor do livro de Atos uma metáfora, em que se ver Estêvão como um vaso nas mãos do Espírito Santo para ser um instrumento das manifestações das virtudes divinas. Este vaso estava cheio do Espírito de Deus, por isso transbordava dele poder para que coisas sobrenaturais se realizassem no meio do povo. Deus estava usando um dos menores pelo seu poder.

DE FÉ. O que é a fé? Hebreus 11:1 – A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. Estêvão era um homem que tinha uma confiança extraordinária em Cristo, ao ponto de provar para os outros que milagres acontecem, quando alguém é um instrumento do Espírito Santo. Este servo de Cristo nos deixa o exemplo que devemos buscar o dom da fé perfeita em Cristo Jesus.

E DE PODER. Certamente, Estêvão estava escudado no que escreveu Paulo em Colossenses 6:10 – No demais, irmãos, revesti-vos do Senhor Jesus e da força do seu poder. O poder que se manifestava em Estêvão, não era dele próprio, mas o Espírito de Deus era quem se manifestava por meio dele. Precisamos buscar este revestimento do poder de Cristo para a nossa vida, a fim de sermos instrumentos de Deus. Nos dias de hoje está faltando homens como Estêvão cheios do poder do Espírito de Deus.

FAZIA PRODÍGIOS. Pode-se dizer que os prodígios realizados pelo Espírito Santo de Deus, tendo como instrumento destas realizações Estêvão eram os milagres que aconteciam por meio das orações que Estevão fazia pelas pessoas. Neste momento histórico da igreja de Cristo, o Espírito de Deus estava de forma tremenda se utilizando dos servos de Cristo para provar que coisas sobrenaturais ainda aconteciam.

E SINAIS. Certamente, o Dr. Lucas escreve sobre o que Jesus falou e está registrado em Marcos 16:17-18 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Estes sinais eram provas incontestáveis do poder de Deus, que opera nos homens.

ENTRE O POVO. Estas manifestações de milagres, prodígios e sinais no meio da sociedade eram necessárias como demonstração que Cristo estava no meio do seu povo, e com isso ele continuava replicando suas maravilhas, muito mais do que quando ele estava entre os homens, porque ele afirmou para os seus servos que maiores coisas aconteceriam com eles, depois que o Filho de Deus fosse exaltado à destra de Deus. Essa era uma forma de se dizer que Cristo estava com a sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...