segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atos 5:21

Atos 5:21 - E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho, e a todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram ao cárcere, para que de lá os trouxessem.
E, OUVINDO ELES ISTO. Ouvindo quem e o que? Os apóstolos sendo libertos da prisão a que foram submetidos pelas autoridades religiosas dos judeus, o anjo de Deus quem falou com eles dando uma ordem que eles fossem ao templo de Jerusalém para pregar o evangelho das boas novas de Cristo. A palavra do anjo caiu nos ouvidos dos líderes da igreja como um importante incentivo, no sentido de não temerem o que podia suceder com eles. Deus provou que estava com os apóstolos, libertando a todos eles.

ENTRARAM PELA MANHÃ NO TEMPLO, E ENSINAVAM. Não se sabe a que horas o anjo apareceu na prisão e libertou os servos de Deus do cárcere. Porem, eles descansaram o resto da noite e já pela manhã estavam no templo de Jerusalém, como de costume pregando a palavra de Deus. Quando se diz: “Entraram no templo” não quer dizer que invadiram o lugar sagrado, mas eles ficaram no alpendre de Salomão.

CHEGANDO, POREM, O SUMO SACERDOTE. Logo sedo, também chegou no templo o sumo sacerdote, ele que todos os dias, pela manhã tinha o dever de celebrar para os judeus as liturgias determinadas pela lei de Moisés. Chegando o sumo sacerdote no templo ficou sabendo que os seguidores de Cristo estavam pregando o evangelho na área dos gentios. É provável que o religioso deve ter ficado atônito, e sem entender.

E OS QUE ESTAVAM COM ELE. A tropa de choque do sumo sacerdote, que certamente deveria ser grande, ficaram todos atordoados, porque sabiam que no dia anterior eles tinham mandado prender aos líderes principais da igreja, então, se eles estavam presos, quem poderia estar pregando em lugar deles. O que eles não sabiam era que, o anjo de Deus desceu por determinação do Senhor e libertou a todos os apóstolos.

CONVOCARAM O CONSELHO. Essa expressão utilizada pelo Dr. Lucas era a mesma coisa que dizer que o Sinédrio, como uma instituição de Justiça era convocado de emergência para resolver problemas graves. Não há dúvida que esta foi uma convocação extraordinário do Sinédrio, em que as principais lideranças religiosas, políticas e sociais dos judeus, se faziam presentes para resolverem problemas sociais.

E TODOS OS ANCIÃOS DOS FILHOS DE ISRAEL. Neste momento, o Sinédrio era composto pelo sumo sacerdote, bem como pela elite sacerdotal dos levitas, pelos saduceus, que eram os fazendeiros e homens bem sucedidos de Israel, e ainda pelas personagens mais influentes dos hebreus. Sem falar, nos que faziam parte dos partidos políticos do império romano, que estavam completamente infiltrados no Sinédrio.

E ENVIARAM AO CÁRCERE, PARA QUE DE LÁ OS TROUXESSEM. Lucas deixa transparecer que as lideranças do templo não cuidaram em verificar quem de fato estava pregando no pátio de Salomão. E isso fica subtendido, pelo fato de que, eles imaginaram que os apóstolos ainda estavam presos, porque foi isso que aconteceu no dia anterior. Mas na realidade, os apóstolos quem estavam pregando no templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...