terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:36

Atos 5:36 - Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.
PORQUE ANTES DESTES DIAS LEVANTOU-SE. Gamaliel expõe uma linha de pensamento de que esse movimento poderia terminar em nada, até porque o líder principal já havia morrido, no caso de Jesus de Nazaré. O que Gamaliel pode perceber é que, a morte de um homem era uma coisa, agora, mandar matar doze homens de uma só vez, poderia gerar uma revolta da sociedade contra os membros do Sinédrio. Para justificar sua tese, Gamaliel cita um caso que era bem conhecido pelos judeus.

TEUDAS, DIZENDO SER ALGUÉM. Este nome Teudas é uma variação do nome próprio Teodoro, que era bastante comum entre os hebreus naquela época. Desde que os Judeus se tornaram vassalos dos romanos, que vez por outra se levantavam supostos Messias ou libertadores dos judeus. Historicamente houveram várias revoltas dos judeus contra os romanos e não temos como saber qual delas se refere Gamaliel.

A ESTE SE JUNTOU O NÚMERO. Não há dúvida que os demais membros do conselho sabiam sobre que evento de rebelião se referia Gamaliel, porque se eles não soubessem, não dariam crédito as suas palavras. Esse tal de Teudas citado por Gamaliel arrebanhou um certo número de revoltados na tentativa de criar um movimento nacional contra o império romano, e até certo ponto enganou a muitos.

DE UNS QUATROCENTOS HOMENS. Este número não era nada pequeno, e com essa multidão de revoltados, esse tal de Teudas deve ter provocado muito alvoroço entre os judeus. A citação deste número por parte de Gamaliel pode ter sido intencional, no sentido de descriminar os apóstolos de Cristo, que eram apenas doze, que comparado a quatrocentos, não significava nada, e que logo mais seriam bruscamente dissolvidos.

O QUAL FOI MORTO. No caso de Teudas, ele e os seus seguidores tentavam buscar um reino terreno, e como Israel estava sob o domínio do império político de Roma, prontamente as autoridades o eliminaram, o matando. Certamente, o pensamento de Gamaliel estava fixo no caso de Jesus, que neste caso dos apóstolos era o líder do novo movimento. Gamaliel conjecturou que o mesmo iria acontecer com o cristianismo.

E TODOS OS QUE LHE DERAM OUVIDOS. Esse tal de Teudas se levantou como revolucionário pregando a libertação dos judeus do domínio do império político de Roma. Como naquela época os judeus estavam sendo duramente sobrecarregados de uma carga tributária insuportável imposta por Roma, não se demorou para que Teudas encontrasse muitos que deram ouvidos as suas falácias, o que veio a dar errado.

FORAM DISPERSOS, E REDUZIDOS A NADA. No caso do movimento de libertação pregado por Teudas, com a sua morte pelos romanos, então, todos aqueles que deram ouvidos as suas propostas foram dispersos, e o movimento de libertação se deu em nada. Já no caso de Cristo, dos seus apóstolos e do movimento do cristianismo, Gamaliel estava supondo aos seus pares do conselho que, o fim seria o mesmo que aconteceu com Teudas. Só que, o cristianismo era um projeto de Deus que deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...