segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atos 5:12

Atos 5:12 - E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.
E MUITOS SINAIS. Os judeus gostavam mesmo de pedir sinais em comprovação de que as atitudes dos líderes da igreja primitiva estavam de acordo com os escritos antigos dos hebreus, e neste caso, com a comprovação das palavras ditas pelo Senhor Jesus, fundador da nova religião, o cristianismo. E os apóstolos contavam com a sabedoria do Espírito Santo para comprovarem por meio de suas ações e palavras que tudo que estava acontecendo estava de conformidade com a vontade de Deus e de Cristo Jesus.

E PRODÍGIOS. Estes prodígios que eram realizados pelos servos de Cristo eram coisas sobrenaturais que pelas mãos dos apóstolos o Espírito de Deus estava realizando, pelo poder e autoridade que há no nome poderoso de Cristo Jesus. As mesmas coisas que sucederam durante o ministério do Senhor Jesus estavam sendo duplicadas neste tempo dos apóstolos, e o Senhor Jesus afirmou em coisas maiores ainda aconteceriam.

FORAM FEITOS. Esta expressão esta de conformidade com o que profetizou o Filho de Deus em Marcos 16:17-18 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Assim sendo, sinais fortes estavam se repetindo de forma expressiva.

ENTRE O POVO. As pessoas estavam sendo ricamente abençoadas por meio da intervenção direta e exclusiva do Espírito Santo de Deus. Esse era um novo tempo em que as experiências espirituais comprovavam de que o mesmo Jesus que foi Morto na cruz do Calvário, Ele ressuscitou dentre os mortos, subiu aos céus para se assentar a destra da majestade celestial, mas que o Espírito Santo estava bem presente para dar continuidade à obra da igreja, que estava apenas começando sua pujante história.

PELAS MÃOS DOS APÓSTOLOS. Os apóstolos conviveram com o Senhor Jesus, o grande Mestre e operador de milagres. O Senhor Jesus falou que teria que cumprir a sua missão como Redentor da humanidade, mas que depois de sua assunção aos céus, honraria os seus apóstolos com grande poder. As virtudes do Espírito de Deus sobre a vida dos apóstolos era o cumprimento das palavras e promessas de Cristo Jesus.

E ESTAVAM TODOS UNANIMEMENTE. Uma das funções fundamentais do Espírito Santo de Deus, neste novo tempo, sempre foi estabelecer a unidade e a união do novo Israel de Deus. Isso já foi dito por Lucas em Atos 2:44,46 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.

NO ALPENDRE DE SALOMÃO. Não era permitido pelos judeus nem muito menos pelo império político de Roma a construção de templos dedicados ao cristianismo. Também não era permitido que os cristãos frequentassem o ressinto sagrado do templo de Jerusalém. Este lugar que fazia parte do templo de Jerusalém era também chamado de pátio dos gentios onde ficava sempre uma grande multidão. Foi o mesmo lugar onde Pedro e João pregaram depois da cura do coxo de nascença, poucos dias atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...