terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:28

Atos 5:28 - Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
DIZENDO: NÃO VOS ADMOESTAMOS NÓS EXPRESSAMENTE. As autoridades do Sinédrio se referem ao que aconteceu ainda de quando os apóstolos Pedro e João foram presos quando em nome de Cristo curaram o coxo na porta formosa do templo Atos 4:17-18 - Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum. E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.

QUE NÃO ENSINÁSSEIS. Os líderes do judaísmo se sentiam ameaçados por verem que os apóstolos de Cristo estavam com muita ousadia e autoridade pregando o evangelho das boas novas de Cristo e com isso, milhares de pessoas estavam se convertendo a nova religião de Cristo, o cristianismo. Este versículo nos mostra os entraves que os sacerdotes e autoridades do povo hebreu queriam impor contra o reino de Deus.

NESTE NOME? O sacerdote, que neste momento falava em nome de todo o conselho dos judeus estava tão possesso pelo diabo, que nem teve como pronunciar o nome de “Jesus Cristo” o Filho de Deus e Príncipe. Foram estas mesmas autoridades dos judeus quem mandaram prender a Jesus, depois o acusaram diante das autoridades políticas de Roma, que o condenaram a morte, e agora, queriam exterminar o nome de Jesus.

E EIS QUE ENCHESTES JERUSALÉM. Os apóstolos e os líderes da igreja de Cristo em Israel estavam cumprindo a palavra de Cristo que nós encontramos em Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Tudo teve seu começo na cidade de Jerusalém e depois no mundo todo.

DESSA NOVA DOUTRINA. As doutrinas que eram aceitas pelos judeus eram todas aquelas que estavam contidas na legislação de Moisés, bem como tudo aquilo que fazia parte dos escritos religiosos dos hebreus e que eram também confiáveis como Escrituras. Essa nova doutrina sobre a qual fala o sumo sacerdote diz respeito ao evangelho de Cristo, bem como tudo que diz respeito à nova dispensação da graça.

E QUEREIS LANÇAR SOBRE NÓS O SANGUE. Não há dúvida que os apóstolos pregavam de que Jesus de Nazaré foi um homem honesto, que só fez o bem a todos, mas que foi injustiça pelos líderes dos judeus, quando o acusaram injustamente diante das autoridades romanas, que teve como desfecho a condenação e morte do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Eles eram culpados da morte de Cristo Jesus.

DESSE HOMEM? Para os apóstolos e para a igreja de Cristo, este homem, Jesus Cristo era o Messias prometido por Deus em todas as profecias messiânicas do Velho Testamento, mas que também era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Mas, para os líderes dos judeus, Jesus Nazareno, não passava de um homem qualquer, alguém que representou uma ameaça para o judaísmo e que foi eliminado. O que eles não aceitaram foi que, o homem Jesus de Nazaré era o Filho de Deus e Príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...