segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Atos 7:26

Atos 7:26 - E no dia seguinte, pelejando eles, foi por eles visto, e quis levá-los à paz, dizendo: Homens, sois irmãos; por que vos agravais um ao outro?
NO DIA SEGUINTE. No dia anterior, Moisés esteve visitando os filhos de Israel apenas para ver como funcionavam as coisas no que diz respeito ao tratamento dos Egípcios para com os judeus. Mas, neste dia, a quem Estêvão chama de dia seguinte, Moisés vem novamente, mais desta vez, quem sabe para se entrosar com os seus irmãos hebreus, e já com a missão de conscientizá-los da necessidade de união. O desejo de Moisés era ganhar a confiabilidade dos judeus, no sentido de que, a união faz a força.

PELEJANDO ELES. No dia anterior, ao chegar Moisés naquele lugar, provavelmente no território de Gósen, a confusão era entre um judeu, escravo, e o seu opressor, um egípcio bem armado, que facilmente daria cabo da vida do hebreu. Moisés defendeu o seu irmão, judeu, matando o egípcio. Mas agora, a contenda era entre dois judeus e Moisés não podia fazer nada, senão apartar a briga e aconselhá-los sobre a paz.

FOI POR ELES VISTO. Foi só Moisés aparecer que os dois hebreus logo o enxergaram, provavelmente ficaram com medo de Moisés, pensando que ele agiria como no dia anterior em que um dos envolvidos na confusão foi morto. A presença de Moisés era forte, por isso que Estêvão diz que ele era poderoso em palavras e em obras. Onde Moisés chegava causava impacto, porque ele era um príncipe, filho da filha de Faraó.

E QUIS LEVÁ-LOS A PAZ. Ao presenciar aquela cena, entre os dois irmãos judeus, Moisés se aproxima dos dois, certamente deve ter chamado os dois a um particular para não envergonhá-los e tentou lhes aconselhar para que não brigassem. Jesus falou que uma casa dividida contra se mesma não subsistirá. Apesar de ser um guerreiro, que participava de grandes batalhas, mas o amor fraternal estava no seu coração.

DIZENDO: HOMENS. Percebe-se que Moisés é impulsionado pelo sentimento de liderança, coisa que já nasceu com este espírito. Moisés queria levar aos seus conterrâneos uma palavra de reconciliação e de paz, para que eles não se dividissem, mas que se unissem, porque era um mesmo povo. Moisés poderia trata-los como escravo, mas assim não fez, porem, os tratou de forma digna, os chamando de homens. Moisés estava tentando demostrar que estava ali no Egito para lhes ajudar.

SOIS IRMÃOS. Verdade é que desde os começos da humanidade que os filhos dos homens se consideram irmãos uns dos outros por terem o mesmo tronco genealógico em Adão e Eva. Mas no caso dos judeus, desde os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, que eles se consideravam irmãos uns dos outros porque tinham como pai comum estes três patriarcas ilustres. Os judeus tem um laço sanguíneo muito forte entre eles.

PORQUE VOS AGRAVAIS UM AO OUTRO. Moisés não convivia entre os judeus daquela época, mas ele tinha pleno conhecimento que os filhos de Israel eram um povo só e que eles precisavam se unir para vencerem as dificuldades. O desejo de Moisés era que os hebreus estivessem todos unidos, com os mesmos objetivos para que no momento da saída do Egito, eles lutassem uns pelos outros e não uns contra os outros. Este era um momento importante de amor fraternal e não de ódio ou raiva entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...