segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atos 5:17-18

Atos 5:17-18 - E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja. E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.
E, LEVANTANDO-SE. Deus estava derramando graça abundante sobre o seu povo, o Espírito Santo estava usando poderosamente os líderes da igreja, muitos milagres e maravilhas estavam acontecendo para glória de Deus. Tudo transcorria para o avanço do reino de Cristo, em que milhares de pessoas estavam se convertendo ao cristianismo. Diante do movimento positivo em favor da obra de Deus, surgiu de repente uma oposição terrível da parte dos líderes religiosos do povo de Israel.

O SUMO SACERDOTE. Neste momento da história religiosa dos judeus haviam dois sumos sacerdotes, que eram eles Anás e Caifás. Mas, boa parte dos comentaristas afirmam que este sumo sacerdote citado por Lucas em seus livro, era Caifás, ele que de fato era o sumo sacerdote dos judeus, enquanto que Anás era um sumo sacerdote tampão, nomeado pelas autoridades romanas. O sacerdote Caifás era genro de Anás.

E TODOS OS QUE ESTAVAM COM ELE. O próprio texto que estamos comentando nos fala sobre todos aqueles que estavam de comum acordo com o sumo sacerdote, que eram todos aqueles que faziam parte do Sinédrio. Na verdade, o Sinédrio era composto de fariseus e saduceus, que em termos de facções do judaísmo estava dividido também entre escribas dos levitas, os herodianos políticos e os essênios.

E ERAM ELES DA SEITA DOS SADUCEUS. Todavia, o escritor deste livro histórico do Novo Testamento deixa mais claro que, neste momento, o Sinédrio estava sendo dominado em sua grande maioria pelos saduceus. A seita dos saduceus era composta por pessoas fortes economicamente, porque eram fazendeiros e pessoas da alta sociedade judaica, que se juntaram aos sacerdotes e levitas para dominarem o povo.

ENCHERAM-SE DE INVEJA. Lucas fala da elite política e religiosa dos judeus, que era a casta sacerdotal juntamente com os membros dominantes do Sinédrio. Estas lideranças políticas, religiosas e sociais ao perceberem que o movimento da fé cristã estava crescendo cada vez mais, porque todos os dias o Senhor acrescentava o número dos que criam em Jesus, então, encheram seus corações de inveja e ciúmes negativos.

E LANÇARAM MÃO DOS APÓSTOLOS. Essa é a segunda perseguição que surgiu contra os apóstolos de Cristo, desde que aconteceu o primeiro grande avivamento no dia de Pentecostes. A inveja dos líderes religiosos dos judeus fez com que os inimigos do reino de Cristo se levantassem contra os representantes do reino da luz. Aqueles que estão em eminência, quando se sentem ameaçados são capazes de fazerem qualquer coisa para defenderem seus interesses. A inveja e o ciúme são coisas malignas.

E OS PUSERAM NA PRISÃO PÚBLICA. Na primeira perseguição, apenas Pedro e João foram presos, porque o evento da cura do coxo na porta formosa do templo de Jerusalém envolveu somente eles dois. Mas agora, como todos os líderes da igreja estavam envolvidos na obra de Cristo, desta forma, todos eles foram presos. O plano maligno dos líderes judeus era tirar os líderes da igreja de circulação e abafar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...