sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atos 8:2-3

Atos 8:2-3 - E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto. E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
E UNS HOMENS PIEDOSOS. Certamente se tratavam de pessoas que eram praticantes do amor fraternal, que mesmo sabendo que Estêvão tinha sido morto, por ser considerado um rebelde, conforme as leis dos homens, mas, no fundo, no fundo eles sabiam que Estêvão era um homem bom, e que tinha sido injustiçado. O caos nunca é absoluto em meio a uma sociedade dominada pela maldade, sempre vão existir aqueles que fazem o bem, mesmo que não tenha finalidades religiosas, mas sociais.

FORAM ENTERRAR ESTÊVÃO. O sepultamento de pessoas condenadas pelas leis determinadas pelo Sinédrio era um tanto complicado, porque tinha que ter uma autorização de alguma autoridade de Israel. José de Arimatéia teve que pedir autorização para fazer o sepultamento de Jesus (Marcos 15:43-45). Não há dúvida que estes homens piedosos, e que certamente conheciam a Estêvão, conseguiram isso.

E FIZERAM SOBRE ELE GRANDE PRANTO. Estes homens piedosos tinham algum tipo de ligação com Estêvão, ou eram seus amigos, parentes ou conhecidos, e que tinha a consciência de que Estêvão havia sido injustiça. Quando alguém era condenado a morte pelo Sinédrio e tal pessoa era de fato uma pessoa errada, então, em vez de chorar, as pessoas praguejavam a alma daquele pessoa. O pranto era feito pelos bons.

E SAULO ASSOLAVA A IGREJA. Encerrado o assunto sobre o martírio de Estêvão, então o Dr. Lucas dá procedimento aos eventos posteriores das perseguições dos judeus contra os cristãos, e neste caso, envolvendo Saulo de Tarso, que fazia parte do Sinédrio e que com total apoio das autoridades de Israel estava determinado a deter o desenvolvimento do cristianismo na terra, com suas prisões aos servos de Cristo Jesus.

ENTRANDO PELAS CASAS. Este foi um momento difícil para a igreja do Senhor Jesus, porque se o medo tivesse tomado conta dos servos de Cristo, então, o cristianismo poderia naufragar em seus começos. Não sabemos se Saulo com sua comitiva de soldados andava de casa em casa procurado saber quem era cristão, ou se Lucas fala a respeito dos cultos que eram neste momento da igreja feitos nas casas dos irmãos.

E ARRASTANDO HOMENS E MULHERES. Diante do exposto pelo autor deste livro podemos dizer que os cristãos dos dias de hoje são débeis na fé, uma fez que existem tantos se desviando das igrejas por problemas tão banais. Os discípulos de Cristo, desta época em que trata o texto, eram verdadeiros heróis da fé, uma vez que, eram presos, maridos e suas mulheres, porque não negava a Cristo Jesus como seu Salvador.

OS ENCERRAVA NA PRISÃO. Percebe-se que Saulo de Tarso, antes de ter um encontro transformador com o Senhor Jesus, era um homem sem piedade, que em nome de uma religião praticava tantas barbaridades. É preciso lembrar que, a religiosidade sem a direção correta do Espírito de Deus, pode em muitos casos, levar as pessoas ao caminho da maldade. No caso de Saulo de Tarso, ele pensava que estava prestando um serviço a Deus, quando defendendo sua religião, o judaísmo, praticava crueldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...