segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Atos 7:27-28

Atos 7:27-28 - E o que ofendia o seu próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós? Queres tu matar-me, como ontem mataste o egípcio?
E O QUE OFENDIA. Moisés se deparou com uma cena deprimente, em que dois judeus estavam brigando, sabe lá porquê. Um deles estava sendo humilhado diante de todos, mesmo que, os hebreus sabiam que eram todos iguais de uns para com os outros, porque tinham aprendido isso desde os seus antepassados. Enquanto isso, o outro era petulante ou arrogante, ao ponto de se achar melhor do que o seu irmão judeus, quando naquela situação todos estavam como escravos naquela terra escravizadora.

O SEU PRÓXIMO. Os demais povos do mundo, que não viviam de acordo com a vontade de Deus eram compostos de pessoas cruéis uns para com os outros. Quem ler as histórias mais remotas da humanidade logo aprende que a lei da sobrevivência e a maldade reinante na vida das pessoas levavam as nações a constantes guerras. Todavia, os hebreus deveriam ser um povo diferente, porque era o povo de Deus.

O REPELIU, DIZENDO. O que Moisés estava solicitando era que os dois judeus, que eram irmãos de raça, não brigassem entre si, mas que a paz fosse estabelecida entre eles. Porem, aquele que era petulante e arrogante, não aceitou o bom conselho de Moisés, pelo contrário, veio foi para cima de Moisés, tentando confrontar o homem de Deus. É perceptível que o demônio quase sempre se apodera dos que são arrogantes.

QUEM TE CONSTITUIU. Moisés não estava naquele lugar impondo ser um líder do povo judeu, nem muito menos estava fazendo qualquer coisa errada para que aquele judeu se virasse contra ele. Mas, apesar de não reivindicar isso, mas aquele homem de Deus estava se aproximando dos seus irmãos de raça, porque Deus o estava preparando para de fato ser um dos maiores líderes do povo hebreus e isso foi comprovado. A história subsequente deu na realidade prova de que Deus era com ele.

PRÍNCIPE E JUIZ SOBRE NÓS. Neste caso, príncipe, se refere a governante ou liderança de um povo ou de uma nação. No caso de juiz, dizia respeito àquele que era constituído pelos governantes como julgador das causas do povo. Este judeu não aceitava que Moisés tivesse qualquer influencia sobre o povo judeu. Não temos como saber se este homem tinha conhecimento que Moisés era de fato um príncipe.

QUERES TU MATAR-ME. Não, não era isso que se passava pela cabeça de Moisés, até porque ele estava entre os hebreus com o intuito de ajudar e não para prejudicar a nenhum deles. Não temos também como saber se este homem realmente estava com medo de Moisés lhe tirar a vida ou se ele estava querendo provocar a Moisés para que entrasse em confronto com ele. É mais provável que se trate de uma acusação leviana.

COMO ONTEM MATASTES O EGÍPCIO. Este judeu estava falando sobre o que aconteceu no dia anterior, conforme Êxodo 2:11-12 - E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. No caso do dia anterior, Moisés estava indo contra um inimigo, mas agora todos eram irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...