sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atos 8:7-8

Atos 8:7-8 - Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.
POIS QUE OS ESPÍRITOS IMUNDOS. Neste mesmo tempo, os cristãos ainda não tinham uma definição apropriada do que seriam os demônios, porque o judaísmo não ensinava sobre os espíritos das trevas, uma vez que, os hebreus não acreditavam que houvesse um mundo espiritual, tal qual nós temos a compreensão nos dias de hoje. Já as religiões pagãs falavam de espíritos humanos desencarnados. Todavia, o Dr. Lucas fala neste texto de demônios, que são espíritos das trevas que se rebelaram.

SAÍAM DE MUITOS QUE OS TINHAM. No primeiro século de nossa era cristã, o mundo estava envolto nas trevas de forma muito densa, uma o próprio Israel de Deus estava desviado absolutamente do Deus de Abrão, Isaque e Jacó, quanto mais às demais nações. De forma que, os demônios tinham influência direta na vida das pessoas. O pecado, faz com que a porta da vida das pessoas se abra para o diabo e os demônios.

CLAMANDO EM ALTA VOZ. O que é dito neste versículo era justamente o que acontecia na época do Senhor Jesus, em que os demônios se manifestavam nas pessoas e na hora em que o Senhor Jesus expulsava tais demônios eles saiam dos que eram possuídos por eles dando urros e clamando em alta voz. A possessão é o controle que os demônios exercem sobre a vida das pessoas e eles não querem perder isso.

E MUITOS PARALÍTICOS. Jesus curou a muitos paralíticos, e ele disse que os seus servos iriam fazer obras deste tipo, muito mais do que ele próprio e ele prometeu que os seus discípulos realizariam grandes milagres. Marcos 16:18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Paralítico, neste caso, era uma deficiência qualquer.

E COXOS ERAM CURADOS. Já os coxos eram aqueles que tinham qualquer tipo de deficiência nos seus membros inferiores que o impossibilitava de andar. Temos vários casos nos evangelhos em que Jesus corou os coxos até de nascença. Já neste livro de Atos temos o caso do coxo de nascença que foi curado em nome de Jesus por Pedro e por João na porta formosa do templo. Agora, isso acontecia com Filipe também.

E HAVIA GRANDE ALEGRIA. Filipe, como um verdadeiro representante de Cristo em Samaria, estava fazendo uma verdadeira revolução de fé entre os samaritanos, porque o Espírito Santo estava usando aquele homem de Deus para ajudar as pessoas que tinhas seus problemas. A cidade estava em festa, e o povo se alegrava por ver que os enfermos eram curados e as pessoas possessas sendo libertas dos demônios.

NAQUELA CIDADE. Jerusalém estava perdendo a oportunidade de ter em seu meio um grande homem de Deus, que podia fazer a diferença ajudando aos que mais precisavam de um milagre e de uma palavra de boas novas. O fato de Filipe ter fugido de Jerusalém e da Judeia, trouxe inúmeros benefícios para a cidade de Samaria, porque Deus estava se utilizando de Filipe para por meio do Espírito Santo libertar os oprimidos. Filipe estava sendo útil para quem mais precisava e o receberam bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...