sábado, 31 de agosto de 2019

Atos 8:12

Atos 8:12 - Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
MAS, COMO SE CRESSEM. Antes da chegada de Filipe, a bola da vez era de Simão, que mantinha o monopólio e o oligopólio das atividades religiosas na cidade de Samaria, como toda aquela sociedade sendo enganada pelas heresias demoníacas do um praticante da magia negra. Todavia, como Deus tinha planos de salvação para aquela gente, de repente, por uma providência divina, chega a cidade de Samaria um homem de Deus para libertar do engano religioso, os samaritanos que creram em Filipe.

EM FILIPE. Antes, as pessoas acreditavam em Simão, o mágico, mas esta crença dos samaritanos estava depositada em um trapaceiro e mentiroso. Mas, agora, acreditavam em Filipe, mas não como acreditavam em Simão, porque os samaritanos acreditavam no que pregava o diácono Filipe. Este Filipe era o mesmo que foi consagrado como diácono juntamente com Estêvão (Atos 6:5). Ele era cheio de Deus.

QUE LHES PREGAVA. No caso de Simão, certamente, ele andava de casa em casa ensinando suas heresias diabólicas sobre as artes mágicas, além de na prática fazer inúmeras demonstrações ilusionistas por meio da mágica. Mas, no caso de Filipe, Ele chegou pregando uma nova mensagem do evangelho das boas novas de Cristo. A pregação transmitida por Filipe era de libertação do engano e da mentira de Simão.

ACERCA DO REINO DE DEUS. João Batista exerceu seu ministério pregando sobre o reino de Deus (Mateus 3:2). O Senhor Jesus também pregou sobre o reino de Deus, conforme Marcos 1:15 - E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. O que é o reino de Deus? Filipe pregava sobre o governo de Deus sobre a vida das pessoas que fazem a vontade do Criador de todas as coisas. Simão pregava sobre o seu reino sobre os samaritanos.

E DO NOME DE JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Já o sobrenome Cristo é um adjetivo que fala da missão do Messias de Deus, Ele que é o ungido e enviado de Deus Pai para implantar a nova aliança da graça de Deus. Filipe tinha uma pregação Cristocêntrica, porque em suas palavras ele só falava de Cristo.

SE BATIZARAM. Desde o profeta João batista, tendo continuidade com o Senhor Jesus, bem como no tempo dos apóstolos, que o batismo cristão passou a ser uma ordenança da igreja de Cristo. O batismo cristão é um sinal de arrependimento e mudança de vida, em que os que dele participam estão dizendo que morreram para o mundo para viver para Cristo e com Cristo. O batismo em água torna alguém membro da igreja.

TANTO HOMENS COMO MULHERES. Há nesta colocação uma indagação, ainda que indireta, que nos sugere a seguinte pergunta: No tempo dos apóstolos se batizava crianças? De acordo com o que Lucas diz neste texto, não fala de crianças, mas sim de homens e mulheres, nos dando a entender que eram adultos que acreditavam no nome de Cristo e passavam a fazer parte do reino de Deus. Como o batismo cristão é um símbolo de arrependimento, então, as crianças não precisam ser batizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...