quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Atos 7:59-60

Atos 7:59-60 - E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
E APEDREJARAM A ESTÊVÃO. O diácono Estêvão abriu as fileiras, dentro muitos outros servos de Cristo, que seriam mortos por amor a Jesus Cristo e por pregar o evangelho do reino de Deus. Certamente, ao chegarem ao local indicado como sentença, o veredito foi lido por um dos acusadores, na presença de Saulo de Tarso, que neste momento representava o conselho do Sinédrio, então, se tem início à secção de maldades contra o servo de Deus, arrojando centenas de pedras sobre um inocente.

QUE EM INVOCAÇÃO DIZIA: SENHOR JESUS. Este era um momento de muita dor, mas também de uma última oportunidade de invocar o nome do Senhor Jesus. Podemos conjecturar que praticamente todos os servos de Deus, no instante de sua partida, têm seus olhos e pensamentos fixos em Cristo Jesus, o Salvador. Em vez de blasfemar, porque estava sendo injustiçado, Estêvão dá uma grande prova de fidelidade a Cristo.

RECEBE O MEU ESPÍRITO. O corpo, na verdade estava sendo dilacerado e moído pelas dores terríveis, mas Estêvão sabe que havia dentro dele algo que os homens não poderiam matar, que era o seu espírito. Estêvão era um homem cheio de fé, com isso, ele teve a confiança e a esperança de que, ao se separa do seu corpo, seu espírito seria bem recebido pelo Senhor Jesus. Cremos que na morte do fiel, Cristo está presente.

E PONDO-SE DE JOELHOS. Isso prova que Estêvão teve uma morte um pouco lenta, ao ponto de antes de cair, ele se ajoelhou em terra, em sinal de humildade perante o Senhor Jesus, que estava presente com ele, naquele momento tão difícil. Estêvão era um homem de oração, por isso que ele era cheio do Espírito Santo e de poder. Com isso, esse importante servo de Cristo nos deixa o exemplo de que a oração tem valor.

CLAMOU COM GRANDE VOZ. Com tais atitudes Estêvão mostrou que era um verdadeiro imitador do Senhor Jesus. João 13:15 - Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Mateus 27:50 - E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. Até no momento da morte Estêvão imitou a Cristo. Este já não era apenas o grito do corpo físico, mas era o clamor da alma e do espírito.

SENHOR, NÃO LHES IMPUTE ESTE PECADO. Estêvão estava fazendo o mesmo que fez o Senhor Jesus, quando de sua morte na cruz do Calvário. Lucas 23:34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. Tanto o Senhor Jesus, quanto o seu servo Estêvão sabiam de que aqueles seus acusadores estavam sendo usados pelo diabo para lhes fazerem mal.

E TENDO DISTO ISTO, ADORMECEU. A intenção dos acusadores e julgadores de Estêvão era mata-lo, mas na dimensão espiritual ele não morreu. Por isso que o Dr. Lucas em vez de dizer que Estêvão havia morrido, ele diz que, ele adormeceu. O corpo dos remidos de Cristo sofrem os efeitos da corrupção, mas a alma e o espírito de quem vive para Cristo e com Cristo nunca morrem, apenas repousam no paraíso, até o dia glorioso do arrebatamento da igreja amada do Senhor Jesus, o nosso Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...