sábado, 24 de agosto de 2019

Atos 7:11-12

Atos 7:11-12 - Sobreveio então a todo o país do Egito e de Canaã fome e grande tribulação; e nossos pais não achavam alimentos. Mas tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais, a primeira vez.
SOBREVEIO ENTÃO A TODO O PAÍS. Deus tem suas estratégias em ação para alcançar seus objetivos dantes preordenados por Ele próprio. Há alguns anos atrás, o Senhor tinha falado ainda com seu amigo Abraão que os seus descendentes haviam de peregrinar em terras estrangeiras para depois retornarem a terra de Canaã para tomarem posse da terra prometida. Primeiro, Deus levou ao seu servo José, filho de Jacó, para preparar o terreno, então, depois, levou os patriarcas e seu pai Jacó.

DO EGITO E DE CANAÃ. Os historiadores nos fazem saber que esta seca terrível atingiu a região da Fenícia, da Arábia e toda a Palestina, em que todos os povos destas regiões quase que sucumbiram de tanta fome. Porem, o texto fala das duas regiões mais interessadas pelo pregador Estêvão, em demonstração do cumprimento dos planos de Deus para o seu povo Israel. No Egito estava José e Canaã estava Jacó e os patriarcas.

FOME E GRANDE TRIBULAÇÃO. Aquela época não havia indústria nem comercial como temos nos dias de hoje, de forma que, as famílias sobreviviam das atividades agrícolas, como meio de sobrevivência. Em um ano de seca já era o suficiente para trazer grande fome para as famílias, imagine sete longos anos de estiagem para que sobrevivia da produção agrícola? Por isso que o escritor acrescenta a palavra tribulação ou aflição.

E NOSSOS PAIS NÃO ACHAVAM ALIMENTOS. A mesma seca que estava acontecendo no Egito era um fenômeno de alcance internacional, principalmente nas terras de Canaã, como providência divina para que Jacó e seus filhos fossem para o Egito. Além de não ter condições de produzir alimento de subsistência, também não se encontrava alimento para se comprar, ainda que alguém tivesse dinheiro ou outros bens.

MAS TENDO OUVIDO JACÓ. As famílias que moravam em Canaã estavam desesperadas, porque não tinham alimentos para nem mesmo a sobrevivência das crianças. Todavia, em meio aquele terrível caos, surgiu uma pequena luz de esperança em que Jacó escutou de alguém que havia alimentos no Egito. Essa notícia gerou uma reação de sobrevivência no experiente Jacó, que logo tomou as providências.

QUE NO EGITO HAVIA TRIGO. Deus é surpreendente em sua maneira de trabalhar, enquanto Ele permitia um ambiente desfavorável na terra de Canaã, com a família de Jacó, lá em outro país, no Egito, onde José já havia sido exaltado por Deus como governador daquele país, o Senhor provinha o sustento dos patriarcas, bem como de Jacó. Muitas vezes Deus permite determinadas situações para cumprir seus propósitos.

ENVIOU ALI NOSSOS PAIS, PELA PRIMEIRA VEZ. Gênesis 42:1-3 - Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos. Então desceram os dez irmãos de José, para comprarem trigo no Egito. Os mesmos irmãos de José, que o haviam vendido como escrava, agora, caminhavam em busca da ajuda do seu irmão menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...