quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Atos 6:10-11

Atos 6:10-11 - E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
E NÃO PODIAM RESISTIR A SABEDORIA. Essa frase se reporta a Estêvão, ele que neste momento toma a sena do livro de Atos dos Apóstolos como representante do reino de Deus. Era natural que este homem de Deus saísse pelas ruas, bem como visitasse as sinagogas dos libertinos para pregar o evangelho das boas novas de Cristo Jesus, o Salvador. Deus encheu da sabedoria quem vem do alto o seu servo ao ponto de superar a todos que o confrontava, seja com a lei ou qualquer outro assunto.

E AO ESPÍRITO. Na versão bíblica que utilizamos, a palavra “Espírito” está posta no texto com sua letra inicial maiúscula, o que nos fala a respeito do Espírito Santo de Deus e não do próprio espírito de Estêvão. Desde o dia de Pentecostes, que Deus derramou em plenitude o seu Santo Espírito sobre os seus servos, e quem realmente é cheio do Espírito de Deus faz a diferença em sua vida pessoas e em tudo que faz e fala.

COM QUE FALAVA. Podemos conjecturar que Estêvão, mediante a sabedoria que Deus lhe conferiu, e cheio do Espírito Santo, pregava com ousadia e inteligência o verdadeiro evangelho das boas novas, tendo como mensagem principal, a pessoa bendita de Cristo Jesus, ou seja, sua pregação era Cristocêntrica. Por meio de suas atividades evangelísticas, Estêvão estava atraindo muitas vidas para Cristo Jesus.

ENTÃO, SUBORNARAM ALGUNS HOMENS, PARA QUE DISSESSEM. Os líderes das sinagogas dos libertinos estavam se sentindo ameaçados pelo ministério de pregação do evangelho realizado por Estêvão, porque estavam perdendo seus adeptos para o cristianismo. De forma que, subornaram alguns homens, ou seja, compraram o testemunho falso de tais homens, para apresentarem acusações contra Estêvão.

OUVIMOS-LHE PROFERIR PALAVRAS BLASFEMAS. Estêvão em suas atividades não falava nada contra as autoridades romanas, nem denegria a vida de quem quer que seja. Porem, suas pregações estavam baseadas nas profecias messiânicas do Velho Testamento, bem como apresentava todos os elementos da nova dispensação da graça de Deus, em que por meio de Jesus Cristo, o Messias, Deus estava agindo na terra.

CONTRA MOISÉS. Por que acusaram Estêvão de que ele blasfemava contra Moisés? Os líderes religiosos de Israel defendiam que, Moisés havia sido o maior líder religioso dos hebreus, então, não permitiam que ninguém contrariasse os seus escritos. Certamente, Estêvão pregava que, agora, na nova dispensação da graça de Deus, Jesus seria o maior líder religioso, não somente de Israel, o seu país, mas de tudo o mundo.

E CONTRA DEUS. Os judeus acreditavam que a legislação de Moisés era algo divino e que o tempo da lei era algo eterno. De forma que, para os judeus mais radicais, falar qualquer coisa contra a lei de Moisés era blasfemar contra o próprio Deus, Ele que havia dado aos filhos de Israel, uma legislação por meio de Moisés. Assim sendo, a pregação Cristocêntrica do evangelho da graça de Deus realizada por Estêvão, para os judaizantes era uma blasfêmia contra Moisés e contra Deus, isso para os judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...