terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atos 7:36

Atos 7:36 - Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos.
FOI ESTE. Moisés cheio de boa vontade para com os hebreus, colocou sua vida em jogo por conta dos seus parentes, irmãos, foi até a terra de Gósen para dar sinais evidentes que Deus lhe havia exaltado no Egito para ser o condutor deles até a terra de Canaã. Mas, os filhos de Israel, no primeiro momento não aceitarem Moisés como seu líder, rejeitaram o homem de Deus. Não havia sido diferente com Jesus Cristo, Ele veio em uma missão muito mais importante, mas os líderes dos judeus o rejeitaram.

QUE OS CONDUZIU PARA FORA. Êxodo 12:41-42 - E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações. Somente de homens, uma grande multidão de seiscentos mil judeus.

FAZENDO PRODÍGIOS E SINAIS. Estes prodígios sobre os quais fala o diácono Estêvão dizem respeito aos eventos sobrenaturais que Moisés se tornou instrumento de Deus para fazer. Provavelmente o pregador se refere as dez pragas que foram derramadas sobre o Egito. Os sinais, falam das evidências que Deus dava, principalmente, para os filhos de Israel, que Moisés era um enviado por Deus ao Egito para libertar seu povo.

NA TERRA DO EGITO. Faraó tinha grande lucro econômico com a escravidão dos hebreus na terra do Egito, na casa da servidão. De forma que, o rei do Egito não queria perder seus escravos, por isso resistia às palavras de Moisés. Portanto, Deus se utilizou grandemente de Moisés para fazer grandes coisas ainda na terra do Egito, com o objetivo de que Faraó liberasse Israel para sair rumo a terra prometida, Canaã.

E NO MAR VERMELHO. Êxodo 14:15,21-22 - 15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. Este milagre separou os filhos de Israel da terra do Egito.

E NO DESERTO. Dois grandes milagres são destacados no deserto, que os filhos de Israel atribuem ao grande líder Moisés, quando sabemos que foi Deus quem fez por meio de seu servo Moisés. O primeiro seria o milagre do maná, que sérvia de alimento para o povo judeu durante os quarenta anos. O segundo, se fala sobre as águas que jorravam da rocha para dessedentar os hebreus da sede que era terrível no deserto.

POR QUARENTA ANOS. Esses quarenta anos, se referindo ao legislador de Israel, Moisés, nos fala da terceira etapa da vida daquele homem de Deus. Nestes últimos quarenta anos de sua vida, no deserto com o povo judeu, Moisés foi um eficaz instrumento de Deus para corrigir muitos erros da vida dos hebreus. Por vários momentos o líder do povo de Israel foi confrontado pelos seus próprios irmãos, no sentido de porem em cheque sua liderança. No entanto, grandes coisas aconteceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...