sábado, 17 de agosto de 2019

Atos 4:31

Atos 4:31 - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
E TENDO ORADO. No caso dos hebreus, eles sempre tinham o costume de buscarem o Deus de Israel por meio da oração. O Senhor Jesus também nos deixou o seu próprio exemplo de uma vida de oração ao Pai. Com os apóstolos não foi diferente, porque eles recorriam à oração nos momentos mais difíceis. Mas neste caso, se trata da igreja de Cristo em seus começos, que fazia a aplicabilidade das orações para que o Senhor resolvesse os problemas envolvendo a pregação do evangelho e a obra de Deus.

MOVEU-SE O LUGAR. É bem provável que este lugar referido pelo Dr. Lucas seja o Cenáculo onde houve o primeiro derramamento do Espírito de Deus sobre a igreja de Cristo no dia de Pentecostes. O verbo utilizado pelo escritor fala de algo sobrenatural que envolveu o lugar de reunião da igreja do Senhor Jesus. Há quem diga que ouve um pequeno tremor de terra envolvendo o local em que o povo de Deus estava orando.

EM QUE ESTAVAM REUNIDOS. É bom lembrar que este lugar a que se refere o autor de Atos dos Apóstolos não se tratava de um templo dedicado ao cristianismo, como temos inúmeros deles nos dias de hoje. Este era apenas um local de reunião e de culto, em que os apóstolos se reunião para deliberarem sobre a obra de Deus, e fazerem cultos ao Senhor. Isso era possível porque as perseguições ainda não começaram.

E TODOS FORAM CHEIOS. A igreja foi cheia do Espírito Santo, o mesmo que aconteceu no dia de Pentecostes, conforme se ver em Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Ser “cheio do Espírito de Deus” é uma frase que se repete em quase todas as referencias ao poder do Espírito Santo sobre a vida de uma pessoa (Atos 1:8).

DO ESPÍRITO SANTO. Ainda na velha dispensação, o Deus de Israel prometeu que durante a nova dispensação Ele derramaria do seu Santo Espírito sobre o seu povo, (Joel 2:28-29). O Senhor Jesus também prometeu que com a sua assunção aos céus para se assentar a destra de Deus, Ele enviaria o Espírito Santo para dar continuidade a sua obra nesta terra (Lucas 24:49). Desde o dia de Pentecostes até a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, o Espírito de Deus vem sendo derramado sobre a igreja.

E ANUNCIAVAM COM OUSADIA. Um dos motivos do enchimento de um servo de Cristo com o Espírito Santo é justamente para pregar o evangelho das boas novas. Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. O Espírito de Deus acende a chama da evangelização nos corações.

A PALAVRA DE DEUS. Se a intenção dos líderes religiosos dos judeus era calar a voz dos servos de Deus. Atos 4:17 - Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum. Do outro lado, aqueles que foram cheios do Espírito Santo eram turbinados a anunciarem o evangelho libertador do Senhor Jesus. A igreja de hoje precisa buscar ser cheia do Espírito de Deus para evangelizar o mundo, cumprindo a sua missão (Marcos 16:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...