sábado, 24 de agosto de 2019

Atos 7:19

Atos 7:19 - Esse, usando de astúcia contra a nossa linhagem, maltratou nossos pais, a ponto de os fazer enjeitar as suas crianças, para que não se multiplicassem.
ESSE. Estêvão fala a respeito de um outro rei que se levantara sobre o Egito, não conhecia a José. O rei que estava no trono na época em que José foi exaltado no Egito era da linhagem dos hicsos, que eram governantes pastores, mais humanos e brandos no trato com a sociedade. Já este rei sobre o qual se reporta Estêvão era da dinastia dos Ames, que notadamente eram mais bárbaros e cruéis com os seus vassalos ou escravos. O reino dos Ames venceram os hicsos e ficaram governando o Egito.

USANDO DE ASTÚCIA. Leiamos o que aconteceu em Êxodo 1:9-10 - O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra. Moisés escreve sobre sabedoria voltada para a maldade, astúcia.

CONTRA A NOSSA LINHAGEM. Qual a atitude que os dominadores do povo hebreu no Egito fizeram contra a linhagem de Israel? Êxodo 1:11,13 E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza. O negócio era humilhar e escravizar os hebreus para que morressem mesmo.

MALTRATOU. Conforme está registrado pelo grande legislador de Israel, Moisés, o sofrimento foi agravado de tal maneira, que os filhos de Israel desanimaram da própria vida. Êxodo 1:14 - Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. No começo, por causa de José, os filhos de Jacó foram bem recebidos, mas agora só restava o sofrimento, muito trabalho, mas sem resultado.

NOSSOS PAIS. Estêvão não fala a respeito do primeiro pai dos hebreus, que era o patriarca Abraão, nem muito menos a Isaque, que foi o filho do milagre na vida de Abraão, nem muito menos Jacó, de quem vieram às doze tribos de Israel. Mas o pregador esta falando sobre a última geração dos hebreus, que conviveram com os egípcios, porque estes mesmos foram peregrinar no deserto, rumo a terra de Canaã.

A PONTO DE OS FAZER REJEITAR AS SUAS CRIANÇAS. No caso do texto escrito por Moisés, houve uma perseguição dos egípcios contra os meninos dos hebreus, em que orei mandou matar os meninos hebreus. Êxodo 1:16 - E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. A astúcia de Faraó era no sentido de aos pouco eliminar os judeus.

PARA QUE NÃO SE MULTIPLICASSEM. As parteiras não obedeceram a Faraó, por serem tementes a Deus. Êxodo 1:17-20 - As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida. Portanto, Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito. Depois o rei determinou que os meninos fossem lançados nos rios, porem, as meninas não. Mesmo com tanta perseguição, mas os filhos de Israel se multiplicavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...