segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atos 5:22-23

Atos 5:22-23 - Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram. Dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro.
MAS, TENDO LÁ IDO OS SERVIDORES. É bem provável que este cárcere sobre o qual fala o escritor do livro ficasse nas dependências ou área externa do templo de Jerusalém. Havia de fato um capitão, sobre o qual se reporta Lucas em (Atos 4:1) e a sua disposição havia uma certa quantidade de guardas para manter o ressinto e arredores de templo em perfeita ordem. Estes mesmos servidores, que prenderam os apóstolo, por determinação do sumo sacerdote foram até a prisão para averiguar.

NÃO OS ACHANDO NA PRISÃO. Nos arredores da prisão estava tudo normal, céu de brigadeiro em que reinava plena paz, porem, ao abrirem as portas ou portões da prisão, foram surpreendidos, porque colocaram dentro do cárcere doze homens, mas agora, lá dentro não havia ninguém. Logo os guardas do templo perceberam que algo de anormal havia acontecido, e certamente ficaram assustados com o ocorrido.

E VOLTANDO LHO ANUNCIARAM, DIZENDO. Tendo sido feita a averiguação na prisão e vendo que os prisioneiros não estavam no cárcere, voltaram atônitos para dar a notícia ao sumo sacerdote. Não há dúvida que contaram ao líder religioso dos judeus que tudo estava normal na prisão, e que os guardas que ficavam fora da prisão não viram nada de anormal durante a noite, porem, não havia explicação do que ocorreu.

ACHAMOS REALMENTE O CÁRCERE FECHADO. O anjo de Deus fez um trabalho perfeito, no tocante a realizar um milagre pelo poder de Deus na vida dos apóstolos, em que, o ser celestial abriu todos os cadeados e fechaduras das portas ou portões da prisão, retirando para fora os servos de Cristo, novamente fechou todas as entradas do cárcere como se nada tivesse acontecido, apenas um grande e notável milagre.

COM TODA A SEGURANÇA, E OS GUARDAS. Certamente haviam outros presos naquele cárcere, porem, todos os demais estavam cada um em sua parte, ninguém dos demais prisioneiros havia fugido ou escapado. Não houve nenhum terremoto, como aconteceu no caso da libertação de Paulo e Silas, no capítulo dezesseis deste mesmo livro. Também não aconteceu nenhum arrombamento das portas ou paredes, nada.

QUE ESTAVAM FORA, DIANTE DA PORTA. Agora, fica explicito que haviam sentinelas ou uma guarda de servidores do templo que estava encarregada de tomar conta do cárcere para que ninguém viesse a fugir da prisão. Não há dúvida que estes guardadores da prisão que ficaram a noite toda de guardas foram investigados e certamente afirmaram que nada de anormal havia acontecido na prisão e arredores.

MAS, QUANDO ABRIMOS, NINGUÉM ACHAMOS DENTRO. A bíblia diz que o Senhor confunde os filhos dos homens, e foi justamente o que aconteceu com a guarda do templo, em que aqueles homens prenderam os líderes da igreja, pensando que poderiam dominar a tudo e a todos, mas Deus lhes mostra que quem manda na terra é os céus. Precisamos crer que Deus tem a capacidade de libertar de qualquer situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...