domingo, 18 de agosto de 2019

Atos 5:4

Atos 5:4 - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
GUARDANDO-A. Pedro foi de uma clareza extraordinária ao conversar com Ananias sobre algo de errado que ele estava fazendo. Além do mais o apóstolo deixou bem transparente que os líderes do cristianismo não exigiam nada de dinheiro de quem quer que seja. Pela expressão usada por Pedro nesta passagem bíblica, não há dúvida que os líderes da igreja primitiva não cobravam nada de ninguém para fazerem a obra de Deus, porque os apóstolos não faziam do ministério uma profissão para barganhar.

NÃO FICAVA PARA TI? Também fica bem claro neste versículo do Novo Testamento que nenhum cristão ou servo de Cristo tinha a obrigação de contribuir com recursos financeiros. Se Ananias desejasse nem ao menos teria pensado em vender a propriedade, porque era dele e de sua esposa, se houve a intenção de vender tal bem para ajudar a comunidade cristã, isso foi uma livre iniciativa de Ananias e Safira.

E, VENDIDA. Não houve nenhum tipo de coação da parte dos apóstolos para que Ananias vendesse sua propriedade, nem muitos menos o casal foi constrangido por qualquer líder da igreja a que se desfizesse deste imóvel. Tudo partiu do próprio casal que decidiram vender sua herdade ou fazenda para fazerem uma doação voluntária a igreja. E que fique bem claro que essa ajuda era para igreja e não para os apóstolos.

NÃO ESTAVA EM TEU PODER. Pedro trata deste fato com uma transparência muito grande, ao afirmar que o dinheiro da propriedade vendida por Ananias e sua mulher era deles e somente deles, e não dos apóstolos e nem da comunidade cristã. Ao receber o dinheiro da venda, o casal poderia fazer dele o que bem quisesse, até porque o dinheiro pertencia a família deles para fazerem dele o que bem desejasse. Deus não está a procura de dinheiro de ninguém, pelo contrário Ele faz é abençoar.

POR QUE FORMASTES ESTE DESÍGNIO EM TEU CORAÇÃO. Não havia nenhum problema se Ananias e Safira ficassem com todo o dinheiro da venda da propriedade, porque o recurso era deles. O erro foi o propósito maligno que o diabo colocou em seus corações para mentirem neste negócio. Certamente, de forma antecipada, Ananias com sua mulher tinham dito que iriam fazer a doação de todo o dinheiro.

NÃO MENTISTE AOS HOMENS. O propósito camuflado de reter parte do dinheiro da venda da propriedade teve como objetivo oculto da parte do inimigo de enganar até mesmo ao próprio Ananias e sua esposa, porque o resultado foi à morte dos dois. Depois, a intenção mais profunda no coração do casal foi contar uma mentira para os líderes da igreja, e por fim, toda a comunidade cristã seria enganada com a mentira.

MAS A DEUS. Pode até ser que alguém consiga, até determinado momento, enganar ao seu semelhante, mas jamais ninguém consegue enganar a Deus, mesmo que as intenções sejam as mais profundas no coração que se possa pensar. Deus é Onisciente e Onipresente, Ele conhece todas as coisas e está presente em todos os lugares simultaneamente. Deus acompanhou toda a transação do negócio da venda da propriedade e sabia por quanto ela foi vendida. Tudo está claro aos olhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...