quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Atos 6:12

Atos 6:12 - E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
E EXCITARAM. A seita dos libertinos era uma subdivisão do judaísmo que contava com o apoio das massas, bem como dos líderes religiosos de Israel, porque não se levantavam contra o tradicional judaísmo. Nesta seita se congregavam os mais pobres, aqueles que não podiam frequentar o templo, porque eram judeus da dispersão, mas que defendiam a lei de Moisés. Sendo eles ameaçados pelo cristianismo pregado por Estêvão, fizeram um movimento contra o servo de Cristo, que só pregava o evangelho.

O POVO. Este povo sobre o qual fala o texto, diz respeito aos prosélitos das sinagogas que faziam parte da seita dos libertinos, porque os seguidores desta seita sofriam como que uma lavagem cerebral, quanto aos seus dogmas. Os seguidores desta seita eram fanáticos pelos ensinos transmitidos pelos seus líderes, até certo ponto mais do que os seguidores do judaísmo. Por isso defendiam seus dogmas de forma doentios.

OS ANCIÃOS. Estes anciãos eram pessoas influentes da sociedade judaica, que em muitos casos serviam a população como juízes de causas comuns entre os judeus ou os cidadãos mais pobres da sociedade. Muitos deles eram fazendeiros, comerciantes bem sucedidos ou pessoas de largas experiências sociais e políticas. Estes anciãos eram lideranças de classes sociais, de cidades, de distritos ou aldeias como representantes.

E OS ESCRIBAS. Já os escribas eram cidadãos tidos como altamente conhecedores das leis políticas e religiosas dos hebreus. Neste caso, essa classe de pessoas estava mais voltada para os interesses religiosos da sociedade judaica. Tanto os anciãos quanto os escribas faziam parte do Sinédrio, bem como os fariseus, os saduceus e também muitos dos sacerdotes, incluindo o sumo sacerdote do judaísmo. Não sabemos como, mais os líderes da seita dos libertinos tinham acesso a estas autoridades dos judeus.

E INVESTINDO CONTRA ELE. Imagine o vexame que teve que passar o servo de Deus por ver que uma multidão vinha contra ele. Pode-se ver em tudo isso o quanto os seres humanos se tornam hostis, quando seus interesses são contrariados. Estêvão não estava fazendo absolutamente nada de errado, mas por inveja e ciúmes, todos estes inimigos do reino de Deus investiram contra para prendê-lo e depois mata-lo.

O ARREBATARAM E O LEVARAM. Não sabemos onde estava o diácono Estêvão neste momento de sua prisão, também não temos como descobrir o que ele estava fazendo na hora em que a turba veio para lhe prender. O fato é que de forma injusta o manietaram e o conduziram como a ovelha muda perante os seus acusadores. Podemos conjecturar que este momento foi de terrível constrangimento para aquele homem de Deus, porque geralmente os presos eram humilhados pelos seus inimigos.

AO CONSELHO. Este conselho, sobre o qual fala o escritor Lucas, diz respeito ao Sinédrio, principalmente quando se reunião em convocação extraordinária, no sentido de resolverem questões de urgência. Deste conselho faziam parte as autoridades romanos bem como as autoridades religiosos e sociais dos hebreus, tais como: O Sumo Sacerdote, anciãos, escribas, fariseus, saduceus, e representantes políticos de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...