terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:41-42

Atos 5:41-42 - Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.
RETIRANDO-SE, POIS, DA PRESENÇA DO CONSELHO. Felizmente o bom censo prevaleceu e os demais membros do Sinédrio tomaram o conselho de Gamaliel, no sentido de soltarem os apóstolos para que eles voltassem as suas atividades de evangelização e do cuidado da obra de Deus. Certamente os líderes do cristianismo saíram da presença dos líderes dos judeus felizes e agradecendo a Deus pelo grande livramento, porque eles poderiam ter sido executados, ou permanecerem presos.

REGOZIJANDO-SE DE TEREM SIDO JULGADOS DIGNOS. Estes homens de Deus eram convertidos de verdade, porque em vez de estarem triste pelo que tinha acontecido, mas estavam alegres por terem sofrido pelo nome de Jesus. Foram maltratados e apanharam na presença do conselho, mas nem por isso estavam reclamando por nada. A título de hoje, não existe perseguição contra os servos de Cristo como antigamente.

DE PADECER AFRONTA. Até este momento, os líderes da igreja primitiva já tinham uma noção de que a trajetória do cristianismo não seria nada fácil, uma vez que, a nova fé dos cristãos em Jesus de Nazaré contrariava interesses dos judeus, e principalmente dos romanos. Os apóstolos não estavam praticando nada de errado, mas assim mesmo tiveram que passar por essa e outras afrontas dos líderes judeus.

PELO NOME DE JESUS. Este era o grande entrave para os judeus e as autoridades do império político de Roma, porque eles queriam mesmo era apagar o nome de Jesus do coração daqueles que já confessavam o nome de Jesus como sendo o Messias de Deus e o Cristo, que é Salvador. Percebe-se que as mensagens dos líderes da igreja primitiva eram absolutamente Cristocêntricas, porque eles amavam falar de Jesus, o Redentor.

E TODOS OS DIAS NO TEMPLO E NAS CASAS. Como naquela época não era permitido pelos judeus nem muito menos pelas autoridades do império de Roma a construção de igrejas dedicadas ao cristianismo, então, os pregadores do evangelho aproveitavam as multidões que visitavam o templo de Jerusalém para pregarem o evangelho de Cristo. Como também pregavam o evangelho libertador de Cristo de casa em casa e na rua.

NÃO CESSAVAM DE ENSINAR. Ensinar era um termo utilizado naquela época, mas que tem o mesmo significado, como falamos nos dias de hoje de pregar a palavra de Deus ou o evangelho das boas novas de Cristo. Os pregadores cumpriam o que Jesus ordenou em Marcos 16:15 – Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Os líderes da igreja não mediam esforços para pregar o evangelho de Cristo.

E DE ANUNCIAR A JESUS CRISTO. Nos dias atuais, há uma diversidade enorme de temas que os pregadores usam em seus sermões, quando na verdade deveriam pregar mais sobre Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Esse modelo de pregação Cristocêntrica foi quem fez o cristianismo crescer e se espalhar por todo o mundo antigo. Hoje os pregadores estão mais envolvidos com pregações emocionais e de mensagens doces, do que com a pregação sobre o Cristo que foi crucificado na cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...